6.6.05

ELEIÇÕES JÁ!

Quero começar por dizer que defendo eleições no nosso SPORTING! JÁ!
Acho que estamos na altura certa para faze-las, pois estamos quase no ínicio de mais um época desportiva e era bom começar mais este período com uma direcção com poderes renovados e com a legitimidade de todos os sócios. Defendo à algum tempo, mais fortemente desde a demissão da direcção de Miguel Ribeiro Telles, que a direcção do clube deve apresentar-se a eleições. Hoje com a noticia avançada pela TSF que diz que Soares Franco vai apresentar a sua demissão de vice-presidente da estrutura sportinguista penso que Dias da Cunha deveria analisar o porque das sucessivas demissões de todos os elementos que nos últimos tempos o acompanharam na direcção leonina. Falo de Ribeiro Telles, de José Eduardo Bettencourt ou de Carlos Freitas, bem como caso se confirme do seu número 2, Francisco Soares Franco. (para não falar de Luís Duque, o primeiro presidente desde novo formato de organização do futebol leonino). Penso que a política da SAD e do Clube não são a mesma. Por um lado a SAD tenta mostrar uma coerência de discurso, sem falar de árbitros e de esquemas menos limpidos (que acredito piamente que existam) e por outro o clube não para de falar do sistema. Penso que o clube deveria ter uma única voz para o exterior, não se conseguindo deferenciar entre a política da SAD e do clube.
Outro dos motivos que fortemente me faz querer eleições no clube prende-se com o modo como o plantel principal do clube, confirmando tudo o que se diz na imprensa desportiva, tem vindo a ser destruído. Começo por dizer que acho um erro a não renovação do Rui Jorge, acho um erro a possibilidade da venda do Beto (principalmente para o clube que é, pois é um clube bem mais fraco que o SPORTING em termos de historial e não acredito que os euros espanhois possam valer mais que a braçadeira de vice-capitão!!), um erro se não renovar-mos com o MELHOR JOGADOR DO MUNDO, o capitão Pedro Barbosa. Concordo com a renovação de Ricardo Sá Pinto, embora prefira a manutenção dos outros três jogadores, em detrimento do Sá Pinto.
Também acho que os jogadores que vierem a ser contratados para fazer parte do plantel da próxima época devem ser uma mais-valia inquestionável para o grupo. A SAD leonina deveria fazer um esforço para manter no plantel Hugo Viana e tentar comprar Fábio Rochemback. Deveria dispensar/vender Ricardo, Mário Sérgio, Polga, Hugo, Silva (emprestado ao Vit. Guimarães), Lourenço (emprestado ao Belenenses), Mota e Liedson. Deveria contratar um defesa central (provavelmente Castro da Académica) e promover definitivamente um central dos juniores aos A, um ou dois médios (João Alves do Braga parece-me boa opção) e promover a subida ou reintegração de médios-extremos dos juniores e de clubes emprestados e ainda a contração de um avançado com potencial de valorização mas que seja uma mais-valia concreta. Penso que a contratação de Luís Figo deve ser tentada com a elaboração de um projecto que englobasse diversos patrocinios que viríam com alegria o seu nome associado ao ex-número 7 sportinguista e que garantiriam o pagamento quase integral do ordenado do jogador.
Espero que o cenário de eleições se confirme e que exista uma lista candidata com nomes como Miguel Ribeiro Telles (presidência do clube) e José Eduardo Bettencourt (presidência da SAD).
FB

Sem comentários: