29.11.04

RÂGUEBI EM PORTUGAL

O SPORTING sempre foi, é, e sempre será conhecido como o clube mais eclético de Portugal.


Vem isto a propósito de uma notícia que hoje li no jornal "O Jogo" sobre o râguebi em Portugal devido a ontem à noite terem sido entregues os prémios do IRB - Internacional Rugby Board (o equivalente à FIFA do rugby) para a época 2004. Como todos sabem Portugal tinham duas nomeações através da sua equipa de XV (vencedora do Campeonato da Europa das Nações - o equivalente à 2ª Divisão Europeia) para melhor equipa do ano, e do seu seleccionado nacional - Tomáz Morais - para melhor treinador do ano. Apesar de não termos ganho nenhum dos prémios para os quais estavamos nomeados, já foi um grande prémio termos sido nomeados pois o râguebi em Portugal é, infelizmente, um desporto, praticamente, 100% amador e na disputa dos prémios estavam selecções cujo desporto principal é o râguebi (caso da Nova Zelândia e África do Sul - sendo que esta ultima foi a grande vencedora da noite de ontem arrebatando 3 dos principais prémios: melhor equipa de XV, melhor jogador e melhor treinador).

Mas voltando ao SPORTING e ao seu ecletismo e já agora ligando-o ao râguebi nacional, serve este post para dar conhecimento a todos que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL disputou em Novembro de 1922 o primeiro jogo de râguebi entre duas equipas portuguesas (contra o Royal FC) e que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL a quando da constituição da Associação de Râguebi de Lisboa, em 1927, foi o vencedor do primeiro campeonato de râguebi disputado em Portugal - Primeiro Campeonato de Lisboa.

Tenho pena que o râguebi em Portugal não tenha evoluído ao mesmo nível do Futebol (pelo menos a nível de clubes, dinheiro envolvido e número de fãs) e não tenhamos aos Sábados o Estádio de Alvalade cheio para ver a equipa de râguebi jogar e aos Domingos o estádio cheio para ver a equipa de futebol jogar!

MAIS UMA VITÓRIA DOS BESTIAIS FC

O MELHOR JOGADOR EM CAMPO PARA A TSF FOI O GRANDE E ETERNO CAPITÃO PEDRO BARBOSA!

RESULTADO FINAL: SPORTING 4 - 1 MOREIRENSE

GOLÕES: 1º PINILLA, 2º CARLOS MARTINS
GOLOS: 1º HUGO VIANA, 2º LIEDSON; GOLO DO MOREIRENSE FOI DA AUTORIA DO EX-LEÃO AFONSO MARTINS

20.11.04

BESTAS & BESTIAIS FC

Depois da derrota frente ao Porto em que todos chamaram besta á equipa e ao treinador pelas opções tomadas o SPORTING ganhou em casa ao Boavista por 6-1 e todos ficaram eufóricos a pensar que temos a melhor equipa do mundo. Penso que, como diz Peseiro, não somos tão maus como no Dragão nem tão bons como no último jogo em Alvalade, mas o que tem acontecido esta época é que ou somos maus como no Dragão ou somos bons como no último jogo.
Por isso uma necessidade básica da equipa é regularidade, regulariadade nas exibições e principalmente nos resultados. Isso passa uma motivação constantes dos jogadores sem grandes altos e baixos, mas passa principalmente por arranjar 14 ou 15 jogadores que compõem a base da equipa e que com a entrada de um ou outro não se note tanto as alterações de rendimento como as evidenciadas até agora.
Espero que o resultado do jogo de hoje contra o Beira-Mar seja mais um vitória da nossa equipa e não é preciso mais do que 1-0 e um exibição bem conseguida para afastar desconfianças e voltarmos a um novo ciclo de vitórias que perdure, pelo menos, até final do campeonato (era bom sinal e erámos campeões pela certa!)

8.11.04

EU ACREDITO!!

EU ACREDITO NA EQUIPA E ACREDITO QUE PODEMOS TRAZER DE LÁ OS TRÊS PONTOS..
SOMOS MELHORES E SOMOS O SPORTING!
ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA!
PS: A minha equipa é: Ricardo, Beto, Enakarihe, Polga e Rui Jorge; Custódio, Rogério, Rochemback e Hugo Viana; Liedson e Douala
PS: O meu resultado é: porto 1 - 2 SPORTING

4.11.04

TAÇA UEFA

O MUNDO SPORTING deseja boa sorte para todos os clubes portugueses e a todos os jogadores portugueses que têm jogo hoje para a TAÇA UEFA!
Principalmente ao SPORTING e ao Fernando Meira..

3.11.04

EX-CARRO DO HUGO VIANA


Tantas vezes o vi aqui parado à porta, impecavelmente tratado! Hugo espero que não faças o mesmo ao X5... e que compres rapidamente um igual a este que foi para a sucata

1.11.04

CUSTÓDIO 27

"OBREIRO É ESTRELA DA REACÇÃO
A entrada de Custódio na equipa conferiu maior estabilidade e equilíbrio ao Sporting, que nunca mais tornou a perder, mergulhando, aliás, numa corrente de (quatro) vitórias seguidas

Embora algumas vezes pareça discreto, Custódio vem ganhando importância no funcionamento colectivo da equipa do Sporting. Em termos individuais, o jovem médio defensivo tem assumido cada vez maior destaque, fruto das boas exibições que rubricou nos últimos jogos, nomeadamente contra a Naval (Taça de Portugal) e frente ao Penafiel (SuperLiga), cotando-se como um jogador pendular, que transmite estabilidade e equilíbrio ao conjunto.
O mau início de temporada dos "leões" contou apenas a espaços com Custódio (nos primeiros cinco desafios oficiais da temporada, jogou apenas 96 minutos). Porém, desde que o camisola 27 (re)conquistou a titularidade, o Sporting não mais voltou a perder. Primeiro, somou dois empates (Rapid de Viena e Leiria) e, depois, quatro vitórias seguidas (Estoril, Belenenses, Naval e Penafiel), concretizando-se a recuperação - não só classificativa como também emocional - do grupo de trabalho.
O posicionamento táctico de Custódio dentro de campo permite libertar o trio que apoia os avançados para missões ofensivas. E com sucesso, pois a circulação de bola é mais fluida. Atento à construção de jogo dos adversários, pressionando e cortando -em muitas ocasiões, logo pela raiz - as tentativas de ataque destes, o trinco sportinguista também participa nas ofensivas, nomeadamente em lances de bola parada. E isso aconteceu em Penafiel, onde o médio se estreou a marcar com a camisola do Sporting.
Com Custódio a jogar de forma atenta, a eficácia defensiva é uma garantia... com repercussão no (bom) funcionamento colectivo da equipa. Embora não seja um talento capaz de levantar estádios, tem revelado um "virtuosismo táctico" de extrema utilidade para o Sporting. Como diz José Mourinho, as equipas não podem viver exclusivamente das estrelas, necessitando também de obreiros... "
RAFAEL TOUCEDO
"O JOGO 01-Novembro-2004"
Axo que este texto diz muito do que eu penso sobre o Custódio, sobre a sua atitude em campo e sobre a necessidade e dependência que a equipa tem dele!