31.5.05

MAIS DE SAÍDA?

O jornal Record fala hoje de uma possível saída do nosso central Enak para o milionário Dinamo de Moscovo por 6 milhões de euros.

É pouco e o problema subsiste... Jogamos com quem??
BG

BOTA DE OURO

Com os últimos anos, julgo que está na hora de alterar estes coeficientes:

Liedson marcou tantos golos como Thierry Henry (Arsenal) e Diego Forlán (Villarreal), os dois co-vencedores da Bota de Ouro 2004/05, mas não ganhou o troféu. O ponta-de-lança brasileiro do Sporting, autor de 25 golos oficiais (Record contabiliza 24) somou, no entanto, apenas 37 pontos, menos 13 do que a dupla ganhadora. Os golos nas cinco principais ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França – valem dois pontos, mais meio ponto do que os tentos obtidos em Portugal e noutras ligas de força intermédia. Feitas todas as contas, Liedson desce para o 20º lugar da classificação da Bota de Ouro.
BG

MODALIDADES

Parabéns ao Sporting pelas excelentes conquistas no andebol da taça de Portugal e do título da divisão de elite. Esperamos poder ver o nosso clube a discutir o título nacional para o ano.
No atletismo, o Sporting obteve um honroso terceiro lugar. Para tal, muito contribuiram as vitórias dos medalhados olímpicos leoninos, Rui Silva e Francis Obikwelu.
BG

RANKING IFFHS

O Sporting lidera o «ranking» das equipas portuguesas no IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística). O Benfica, apesar de ter conquistado a superliga, desceu 5 lugares e o Porto, apesar do 2º lugar no campeonato desceu 19. Aqui fica a lista das melhores equipas:

Classificação:
1.º (4) Inter Milão, Ita 276
2.º (2) AC Milão, Ita 270
3.º (1) Manchester United, Ing 259
4.º (10) Bayern Munique, Ale 255
5.º (25) CSKA Moscovo, Rus 251,5
6.º (5) Newcastle, Ing 251
7.º (13) PSV Eindhoven, Hol 251
8.º (3) Boca Juniores, Arg 244
9.º (8) Arsenal, Ing 240
10.º (12) Juventus, Ita 237
...
20.º (17) Sporting, POR 215
28.º (23) Benfica, POR 190
74.º (55) FC Porto, POR 126,5
147.º (227) Vitória de Setúbal, 97
Olhando para esta estranha classificação, perguntamos qual é o critério utilizado... Que faz o Inter Milão na frente, que fazia o Man Utd anteriormente na liderança e porque terá descido se até conquistou a taça, o que fez o Newcastle esta época para merecer este destaque, onde entram Chelsea, Barcelona e Liverpoool no meio de tudo isto, etc etc etc...
Dá-nos a ideia que metem 200 equipas europeias para dentro de um pote gigante e vão tirando bolas ao acaso, para construirem o ranking.
BG

29.5.05

AINDA A QUESTÃO DO TÍTULO...

A Revista MegaSport, da imprensa italiana, na secção "internacional" aborda o derby português com algum destaque e confrontou Pierluigi Collina, o árbitro italiano mais famoso do mundo. No que diz respeito à polémica do golo do Benfica no sábado passado, Collina, o melhor árbitro do mundo por dois anos consecutivos (2003 e 2004) não teve dúvidas e é peremptório: "Nota-se um ligeiro contacto com o corpo do jogador benfiquista no guarda-redes do Sporting, é na pequena área e num lance de acção ofensiva, ali o guarda-redes é dono e senhor, é falta indiscutível". Os erros de arbitragem para Collina "acontecem e não podem ser evitado pois o árbitro é um ser humano", no que diz respeito a outras arbitragens em jogos do Benfica e que causaram polémica, nomeadamente nos jogos com o Estoril, Belenenses e Leiria, o árbitro italiano diz que houve um pouco de "tendência benfiquista". Retirando todo o facciosismo e em relação ao derby de sábado, diz-se que as derrotas não devem justificar-se pelos erros de arbitragem; factualmente incorrecto seria fingir que elas não existem. Principalmente quando são tão graves que adulteram o resultado e entregam campeonatos.
QUEM O DIZ É "SÓ" O MELHOR DO MUNDO!!!
CP

VERDES

Ontem, hoje, amanhã e sempre estaremos pelos verdes!

Força Setúbal!

FB

PS: Só não apoiamos "os verdes" do parlamento...

TOUROS EM ALTURA DE TOURADA

O Mister foi a Madrid tratar de assuntos pessoais e... ver uma tourada.

Já agora aproveitava e trazia o Figo e entrava em ombros em Alvalade pela porta grande.
Fico contente por não ser um ambientalista.

NOTÍCIA DO JORNAL A BOLA

Não sei se será inteiramente verdade, mas nunca se sabe...

Trata-se, na verdade, de uma matéria melindrosa, daí não poder ser resolvida num abrir e fechar de olhos, até pelo facto de a SAD desejar continuar a cumprir uma política de contenção de despesas quase férrea, daí que muitas horas serão gastas com dirigentes e treinador a analisar alternativas capazes de, financeira e desportivamente, preencher as vagas que se avizinham. E, neste particular, as prováveis saídas de Pedro Barbosa, Rui Jorge, Niculae e Mota, em final de contrato, de Hugo Viana, em final de empréstimo, e talvez ainda as de Ricardo, Mário Sérgio, Beto, Polga, Paíto, Douala e Liedson constituem matéria mais que suficiente para dar dores de cabeça a quem tem de gerir

Agora pergunto... Jogamos com quem??

28.5.05

PRINCIPIOS DO MUNDO SPORTING

CAPITÃES NÃO SE VENDEM!

CAPITÃES NÃO SE OBRIGAM A SAIR DO PLANTEL!
Como tal:
  • Não vendam o Beto!
  • Renovem com o Pedro Barbosa, com o Pinto e com o Rui Jorge!

27.5.05

OBRIGADO AO PORTO

Os Sportinguistas agradecem ao Porto a contratação de Helton. Espero que o interesse demonstrado em Ávalos seja um golpe para o sr Pinto da costa contratar o defesa.
Amanhã podiamos referir o nome de Fernando Aguiar... Podia ser que os
tripeiros o resolvessem ir buscar. Se resultasse falariamos de Everson, Paulo Almeida, Karadas, Bruno Aguiar...

26.5.05

Fomos ENORMES

Vou falar pela primeira vez neste blog da final da Uefa e da brilhante campanha do nosso clube nesta competição. Analisando a frio todo este ano, julgo que é de muito mau gosto apontar o dedo ao treinador José Peseiro.

É verdade que tudo poderia ter sido diferente se tivesse posto o Douala mais cedo, se não tivesse posto o Rogério ao meio, se não tivesse deixado o Rui Jorge no banco, se o Rogério tivesse metido aquela bola que dava o 2-2 e que, em vez disso, num contra ataque deu o 3-1 que matou o jogo, se o árbitro não tivesse marcado a falta inexistente que deu origem ao primeiro golo, se o Polga tivese jogado, se o Barbosa não tivesse feito os 90 minutos na Luz e os 90 na final, se, se, se... Mas mais verdade, é que nunca o saberemos.

Há que agradecer todo o trabalho a todos, treinador incluído evidentemente. Para os de memória curta eu lembro decisões de extrema importância tomadas por José Peseiro: contra o Feyenoord, entregou o meio campo defensivo a João Moutinho, sem experiência na posição e com poucos jogos no plantel senior. Foi o melhor em campo, anulou o meio campo holandês e levou o Sporting a grande exibição. Peseiro era o maior nesta altura; seguiu-se o Middlesbrough, em que Peseiro colocou Douala na frente procurando fazer um jogo de contenção de bola partindo rapidamente para o contra ataque. Mais uma vez resultou em pleno e a eliminatória praticamente ficou resolvida na 1ª mão; que dizer então das decisões de Peseiro na 2ª mão frente ao Newcastle, depois de um resultado desfavorável? Colocou, contra todas as previsões, Niculae no «onze» inicial. O romeno, em má forma, com pouca mobilidade, mas muito esforço fez o 1-1 pouco antes do intervalo. Com o resultado em 1-1 colocou Pedro Barbosa em campo, que pegou no jogo e levou sem qualquer receio a equipa para a frente, sendo o principal obreiro do restante da reviravolta. No segundo golo, foi dele o remate que permitiu a recarga a Sá Pinto. Faltava ainda um golo para que passassemos. Peseiro chamou Pinilla, que deu muito trabalho à defesa inglesa e ganhou o canto, numa jogada de insistência, de onde resultaria o 3-1 da cabeça de Beto. Mais uma vez, José Peseiro era heroi; Contra o AZ, na primeira mão, volta a apostar em Pinilla que fez aquele golaço que nos colocou em vantagem. Apostou em alguém odiado pelos adeptos e ganhou a aposta. Era um Peseiro em estado de graça; Na segunda mão, optou por colocar Miguel Garcia, até entao pouco utilizado, no lugar de Rogério. O defesa resolveu com aquele golo épico e rubricou uma excelente exibição. Mais uma vez Peseiro acertara.

A final foi perdida com alguma dose de azar, uma pior condição física e uma enorme eficácia do CSKA, especialista em contra ataque. Peseiro fez o que lhe foi possível. Não crucifiquemos quem fez todo este trabalho brilhante. Todos queriamos ver o Sporting de volta aos grandes momentos europeus. A vitória não surgiu... Da próxima teremos mais sorte.

Obrigado a José Peseiro e a todos os jogadores! Fizemos a vontade ao nosso fundador! FOMOS ENORMES

SUSPEITOS DO COSTUME!

Ou deverei dizer: "Os selvagens do costume"?

Aqui vai uma noticia publicada no MaisFutebol:

"O Sporting vai ter «abrir os cordões à bolsa» e indemnizar outros clubes pelos estragos causados pelos seus adeptos: assim, os «leões» terão de pagar 72 euros ao Estoril, 976 euros ao V. Guimarães, 1163, 43 ao Gil Vicente, 7608 ao Belenenses e 2425 ao Sp. Braga. Ou seja, 12244 euros sairão dos cofres de Alvalade por prejuízos causados noutros estádios."
Faltando ainda as multas dos diversos petardos lançados no José Alvalade, espero para ver qual a reacção da direcção do clube em relação a todos energúmenos que obrigam o clube a gastar dinheiro desnecessariamente.
PS: O MUNDOSPORTING, em caso de necessidade do clube, está disposto a pagar os 72€ aos Estoril.

ENTÃO E AGORA?

A comissão disciplinar da liga de clubes castigou com dois jogos de suspensão o fiscal de linha que anulou o golo de Hugo Viana, no célebre jogo SPORTING - Sporting de Braga! Deste modo a comissão assume que Pedro Ferreira cometeu "graves erros técnicos, devidamente comprovados pela Comissão de Arbitragem e que ocasionou alteração no decurso ou no resultado do jogo". Estranho é o facto da comissão, só agora, depois de 5 meses de sérios estudos aplicados ao lance (e de acabar o campeonato) decidir alguma coisa.
Então e agora? Continua tudo na mesma?? Os pontos que nos tiraram onde ficam? Algo está mal quando, se decide que houve erro, e tudo fica na mesma!!!

25.5.05

É com profundo pesar que acabo de ler a notícia do jornal record, que dá como certa a não renovação dos contratos com Rui Jorge e com Pedro Barbosa. Que dizer acerca de tudo isto?! Cortes orçamentais?! É mais rentável pagar contratos a Tellos, Pinillas, Polgas, Doualas e afins?!

A sociedade queixa-se constantemente que o futebol se está a tornar cada vez mais num negócio e é fácil ver porquê com gestos destes. Não noto uma pinga de sportinguismo nestes dirigentes e, como tal, não merecem a nossa confiança.

Despedir jogadores com 10 anos de Sporting? Isto é o bastante para que tenham prioridade sobre qualquer outro jogador, seja ele o Ronaldo, o Eusébio ou o Péle. O que dizer então de despedir capitães de equipa? Se não bastavam os 10 anos julgo que isto é mais que suficiente. E se esse jogador for o melhor do plantel? De longe? A perder de vista todos os outros? Do melhor que passou pelo Sporting em toda a história do clube? O que melhores momentos de futebol proporcionou nos últimos 15 anos (que são os únicos em que vi futebol, por isso não digo de sempre)? Daqueles momentos que ficam para sempre na nossa memória... Um jogador que sempre lutou com todas as forças pelo Sporting, ainda que tivesse que ouvir algumas vozes que diziam que só servia para comer croissants...

Recordo o que se passou com o capitão do Real Madrid (Hierro), acusado da eliminação dos merengues da Liga dos Campeões, por não ter conseguido acompanhar Nedved ao sprint. Quantas vezes não se terão arrependido os dirigentes do Real de não terem feito esforços maiores para que ele renovasse?!

Deixemos então o clube entregue a brasileiros, chilenos, nigerianos, camaroneses, chineses, tanzanianos, o que lhes passar pela cabeça. Qualquer um, desde que tenha menos de 30 anos, porque esse sim sente o clube.

17.5.05

O CAPITÃO FALOU

O capitão leonino, Pedro Barbosa, assumiu à semelhança do que adiantou o MUNDO SPORTING que amanhã é o jogo mais importante da vida de todo o plantel leonino!

SPORTING GRANDE NA EUROPA

O SPORTING pode não ter muitos títulos ou finais europeias mas é um clube que marca (quase) sempre presença..
Os leões são, actualmente, o terceiro clube com mais participações nas competições da UEFA, que este ano estão a realizar-se pela 50ª época consecutiva, não deixando a sua marca em apenas cinco edições: três na década de cinquenta (1956/57, 1957/58, 1959/60), quando só havia um representante por pais, na única prova existente (Taça dos Campeões), outra na década de sessenta (1960/61), quando a Taça das Cidades com Feira seleccionava os participantes por convite, e outra na de setenta (1976/77), a única que os leões falharam por não terem conseguido melhor do que um quinto lugar no campeonato do ano anterior.
Só por mera curiosidade fica aqui a lista dos clubes com mais participações nas competições europeias (50 edições):
Real Madrid (Espanha): 48 participações
Barcelona (Espanha): 47
SPORTING (PORTUGAL): 45
Anderlecht (Bélgica): 45
Benfica (Portugal): 44
Juventus (Itália): 44
Glasgow Rangers (Escócia): 44
F.C. Porto (Portugal): 43
Estrela Vermelha (Sérvia e Montenegro): 43
CSKA Sofia (Bulgária): 42
Ajax (Holanda): 41
Inter Milão (Itália): 41
Celtic (Escócia): 40
Rapid Viena (Áustria): 40
Vamos enriquecer ainda mais a nossa historia a nível europeu. LEVANTEM A TAÇA!!!

16.5.05

TUDO PARA ALVALADE!!

Amanhã vão estar à venda mais 140 bilhetes para a grande final da TAÇA UEFA!!

Garantam já os vossos ingressos, que eu nós já temos os nossos!

13.5.05

LOUCURA

Acabo de chegar do cinema Alvaláxia, como não podia deixar de ser, e deparei-me com um espectáculo digno de ser visto! Umas 1000 pessoas(!!!) à espera de bilhete para a final! Com este espirito e citando as palavras de um amigo tripeiro que trabalha no nosso estádio e a propósito do jogo contra o Guimarães: «Com o ambiente que eu vi, ninguém passa naquele Estádio!».

Vamos agora! Falta um último esforço! BORAAA CEEEPOOOORTEEEEEM! Vamos fazer a vontade ao nosso fundador!

11.5.05

BILHETES FINAL DA UEFA 1


Autografados pelo RUI JORGE 23.

INCONFIDÊNCIA

O Pedro Barbosa tem um casamento no dia 19 de Maio!

7.5.05

É SÓ PARA GRANDES EQUIPAS


PORTELA XXI


A loucura de 5.000 leões no aeroporto!

SAUDADE


O MUNDO SPORTING está de triste pela morte do Jorge Perestrelo. Jorge morreu depois de voltar da Holanda e de fazer o relato da vitória da meia-final da Taça UEFA da sua equipa.
Partiu a carismática voz Luso-Afro-Brasileira que me fazia sintonizar a rádio sempre na TSF para ouvir o melhor relato que existe em Portugal.
Espero que continues a relatar os jogos do SPORTING e a gritar GOLO! como o fizeste na última vez! (via Sociedade Leonina)
Para sempre ficarão expressões como:
"As bandeiras desfraldadas ao vento!"
"É disto que o meu povo gosta!"
"Ripa na Rapaqueca!"
"Até eu chegava lá com a minha barriguinha e facturava!"
"Eu te amo Sporting!"
"Qué qué isso, ó meu?!"
"Daí nem que o jacaré tussa!!"
"Balançou a rede!"
"Aguenta coração..."
"Passa a bola oh meu!!"
"Aquele camarada ali..."
"Minha nossa senhora!!"
"Não há golos! E isso é como comer muamba sem jindungo..."
"É golo, é golo, é golo, é golo, é golo!"

6.5.05

O SONHO CONTINUA!

ESTAMOS A FAZER A VONTADE AO NOSSO FUNDADOR...

1.5.05

O SENHOR DOS GOLOS


Um, dois, três: Pinilla. Três golos em Braga! PINI PINI PINI PINIGOL PINIGOL PINIGOL!!
Três pontos em Braga, a jogar com a equipa a meio-gáz a poupar para quinta-feira! Estamos na luta da Liga e da Taça UEFA!