29.6.05

1º TREINO

Começaram hoje na Academia do SPORTING em Alchocete os treinos do futuro campeão nacional de futebol.
Ainda com algumas ausências e indefinições o plantel para a próxima época começa a estar formado. Estiveram presentes no primeiro treino da época 19 jogadores, a saber: Sá Pinto, Beto, Carlos Martins, Tiago, Paíto, Miguel Garcia, Custódio, Nélson, Liedson, Polga, Rogério, Varela, Edgar Marcelino, Semedo, Lourenço, Marcelo Labarthe, Silva, Edson e Manoel.
Ausentes estiveram Rochemback (começa dia 1); Ricardo, João Moutinho, Tello e Pinilla (começam dia 4); Douala (começa dia 7); Miguel Veloso, André Marques e Nani (começam dia 11). Foi ainda notada a ausência de Enakarhire, que deveria ter-se apresentado hoje. As noticias são diversas mas espero que a verdadeira seja a de que está no seu país à espera de ligação aérea e não a que diz que poderá ser um modo de pressão para uma eventual saída do clube.
FB

BARBOSA DESMENTE CONVITE


Pedro Barbosa desmentiu aos microfones da Antena 1 o convite, referenciado ontem pelo Presidente Dias da Cunha, para ser treinador das camadas de formação do SPORTING. O ex-capitão diz ainda que não tem Dias da Cunha como mentiroso e como tal adianta que este terá sido enganado.
Curioso...
FB

LIEDSON

Nesta fase do defeso, muitas são as notícias e contra notícias que nos são atiradas para as manchetes dos jornais desportivos. É por esta falta de informação credível que o defeso se torna, na minha opinião, uma altura detestável, onde ninguém sabe o que é verdade ou mentira e onde o que hoje é verdade amanhã já não o é e vice versa.

O caso Liedson é um exepmlo clarissímo disso. Hoje em A BOLA, com grande destaque aparece o brasileiro, dizendo que contesta o o ano opcional do contrato que ele próprio assinou. Ainda no mesmo jornal, nas noticias na hora da internet, é nos dito que Liedson não está contrariado e pretende renovar. Depois de tanta coisa que já se disse em volta disto... Acreditamos em quê?
BG

ESCLARECEDOR E ENFADONHO

Esclarecedor e ao mesmo tempo enfadonho, são os adjectivos que se podem utilizar para qualificar o programa de ontem. Se por um lado nos esclareceu em relação a assuntos como o famoso «sistema», Pedro Barbosa e Rui Jorge, os acordos com o Benfica, as pretensões de Dias da Cunha para o futuro, etc; por outro lado tornou-se bastante enfadonho porque o nosso presidente não é propriamente o melhor locutor com a sua forma arrastada de falar.

BG

PAULO ASSUNÇÃO

Paulo Assunção, contratado no defeso da época passada pelo FCP ao Nacional da Madeira foi dado pelo presidente dos insulares como certo no Sporting, depois deste ter estado em Alvalade e ter inclusivamente apertado a mão ao Dr. Soares Franco, fechando o negócio. São estas pequenas coisas que tornam os pequenos mais pequenos.

BG

SISTEMA!

Ficámos finalmente a saber o que é o tão famoso «sistema». Para os que não viram o programa, passo a citar a definição de sistema por Dr. Dias da Cunha: «conjunto de todos aqueles que controlam e manipulam os nomes dos árbitros a sortear para cada um dos jogos e dos observadores desses mesmos jogos».

Obrigado presidente, esta dúvida pairava há já muito tempo nas nossas cabeças.

BG

«AVALIAÇÃO TÉCNICA»?!

Acabado de ver o programa Trio de Ataque não posso deixar de comentar em primeiro lugar as palavras proferidas pelo nosso presidente sobre as saídas de Rui Jorge e Pedro Barbosa.

Foi dito por Dias da Cunha que os dois jogadores manifestavam vontade de continuar a jogar futebol profissional e no Sporting evidentemente. No Sporting «Peseiro e outros, que não exclusivamente o treinador» (nas palavras de Dias da Cunha) realizaram uma coisa à qual o presidente se referiu como uma «avaliação técnica» dos dois jogadores, coisa essa da qual se concluiu que nenhum dos dois jogadores servia para o plantel... Foi oferecido um cargo de treinador nas camadas jovens do clube ao capitão, que este recusou.

Essa «avaliação técnica» baseia-se em quê afinal? Se for nos jogos realizados é incoerente pois são dos jogadores mais utilizados e com um rendimento mais regular. Se for na vontade dos dois jogadores, também é incoerente porque ambos queriam continuar a jogar. Se for na mística, na experiência e nos anos de Sporting, incoerente. Se for na idade, como é que dois jogadores que são praticamente totalistas servem até 2 semanas antes e depois não vão servir 2 meses depois?? Incoerente. Se for na necessidade de renovação da equipa é incoerente, porque são dois jogadores que facilmente dariam o exemplo, como capitães e homens da casa, e ajudariam, como até hoje aconteceu, na integração de novos jogadores no balneário.

De referir ainda que é incrível que estas informações só hoje tenham vindo a público. Denotam, como foi destacado e bem pelo «paineleiro» Jorge Gabriel no programa, falhas na política de informação do clube.

Não menos incrível é o facto de a pergunta acerca destes dois jogadores ter sido lançada pelo painel, na circunstância o benfiquista António Pedro Vasconcelos, e nem sequer estava previsto na linha do programa falar-se neste caso.
BG

27.6.05

ESCALÕES JOVENS

Porque nem só à custa do plantel senior os clubes vivem, eis uma notícia com muita importância: o Sporting Clube de Portugal é campeão nacional de Juniores e Juvenis em futebol. Mais uma prova de força da melhor escola do país e uma das melhores do mundo.

BG

24.6.05

HÓQUEI

Será que o hóquei serve apenas apenas para ser recordado na RTP memória ou naqueles destaques às velhas glórias do clube? É muito bonito recordar um desporto que tanta glória já deu ao Sporting, quando hoje em dia a equipa é despejada por falta de verbas para pagar o aluguer do campo onde joga! Cinismo...
BG

SEMPRE CONTRA O SCP

Depois da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes ter assumido o erro do fiscal de linha que anulou indevidamente o golo de Hugo Viana contra o SC Braga, veio agora o Conselho de Justiça da FPF dizer que Rui Jorge não deveria ter sido castigado no caso do túnel do Bessa no jogo em que o SPORTING venceu por 4-0.
Quem indemniza o SPORTING pelos prejuízos causados por estes incompetentes?
Mais uma vez se prova que tudo fizeram para impedir o SPORTING de chegar ao título...
FB

SCP MEMÓRIA

Taça UEFA 1994/95
1ª Eliminatória - 2ª Mão

SPORTING CP 2 - 1 Real Madrid CF
[Sá Pinto 3, Oceano 31; Laudrup 14]
Equipa do SPORTING, treinada por Carlos Queiroz:
  • Lemajic
  • Nélson
  • Marco Aurélio
  • Valckx
  • Paulo Torres
  • Peixe
  • Oceano (cap)
  • Figo
  • Balakov
  • Sá Pinto
  • Juskowiak

Jogaram ainda Cadete e Carlos Xavier

O SPORTING não passou à eliminatória seguinte pois tinha perdido por 1-0 no Santiago Barnabéu, contudo quem assistiu ao jogo no José Alvalade afirma que o SPORTING, com um pouco mais de sorte, seria um justo vencedor.

FB

21.6.05

É TRISTE

É triste ver o futebol neste estado. E é triste ver o Sporting Clube de Portugal ponderar coisas completamente impensáveis. Tudo por dinheiro. As bancadas do José Alvalade terão para o ano denominações de 4 diferentes patrocinadores, consoante os quatro patrocinadores que formem parceria com o nosso clube. Deixaremos de ter os nomes das bancadas (Sul, Norte, Nascente, Poente), para arrecadar um montante ainda desconhecido de dinheiro. O jornal A BOLA menciona 34 milhões de euros em 5 anos, enquanto o Record apenas 15 milhões no mesmo período de tempo. Deixaremos de ter a mítica baliza Sul, inspiradora do nosso ataque e de fantásticas reviravoltas, para passarmos a ter, por exemplo, a baliza da bancada EDP (1ª empresa a ser assumida como fazendo parte desta parceria).

Se isto já não é uma coisa que agrade muito aos sócios e adeptos, mas aceita-se em virtude das dificuldades financeiras... que dizer da tentativa levada a cabo pela direcção de mudar o nome ao Estádio para o nome de um eventual patrocinador. Imagine-se o que seria... «5.000 sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal estiveram presentes num jantar comemorativo do centenário no Estádio Vodafone...»

É triste vender-se a identidade do clube de uma forma perfeitamente inpensável. Tudo por dinheiro. Qualquer dia teremos, como acontece nas modalidades de pavilhão, a equipa do Sporting Espirito Santo em vez de Sporting Clube de Portugal.

É triste esta a política da direcção que também prefere deixar o clube entregue às mãos de brasileiros e chilenos e outros que tais, que vêem o Sporting como ponte de passagem para outros voos, abandonando os que realmente sentem o clube.

É triste...
BG

20.6.05

DUVIDAS DO DIA

Qual o valor da transferência de Cristiano Ronaldo para o Manchester United?

Não foi dito que seria paga a três anos?
Onde está a verba deste ano?
FB

8.6.05

PEDRO BARBOSA

O MELHOR DO MUNDO
«Estou de consciência tranquila, porque dei tudo o que tinha e que não tinha pelo Sporting. Foram dez anos de ligação. Sou adepto do Sporting, sou sócio e vou continuar a sê-lo, mas a verdade é que sexta-feira quando tomei a minha decisão, fi-lo porque realmente eu não me revejo nem me identifico com as pessoas que neste momento gerem o futebol do Sporting quer em termos directivos quer em termos técnicos e quando assim é só há uma coisa a fazer que é abandonar»
«Jogar no Sporting foi um prazer enorme, uma honra e um orgulho muito grande. Capitanear esta equipa foi uma coisa fantástica, levo muitas coisas boas deste Clube. Foram dez anos, dez anos não são dez meses nem dez dias. Em termos desportivos é uma vida e saio daqui consciente de que dei tudo. (...) Ganhei alguns títulos, provavelmente fiquei aquém daquilo que eu próprio pensava e que o Clube também queria. Levo alguns títulos, consciente de que fizemos tudo. Servi com grande esforço, grande dedicação, grande devoção e algumas vezes atingi a glória
«Em Portugal não jogarei por qualquer clube. Vou pensar durante as férias sobre o meu futuro sendo provável que rume ao estrangeiro.»
(Retirado do site oficial do Sporting e do site do jornal A Bola)
SERÁS SEMPRE O MEU CAPITÃO!!!
FB

PEDRO BARBOSA



O MELHOR DO MUNDO!!

Nome: PEDRO Alexandre Santos BARBOSA

Nacionalidade: Portuguesa

Data Nascimento: 1970-08-06 (34 anos)

Local de Nascimento: Gondomar

Posição: Médio Ofensivo

Altura: 182 cm

Peso: 80 kg

Clubes: 1989/19990 e 1990/1991 Freamunde; 1991/1992 a 1994/1995 Vitória de Guimarães; 1995/96 a 2004/2005 SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Palmarés: Campeonato Nacional 1999/2000 e 2001/2002; Taça de Portugal 2001/2002
SuperTaça 1994/1995, 1999/2000 e 2001/2002; Finalista Taça UEFA 2004/2005;

Selecção: 21 Internacionalizações (5 golos); EURO'96; FIFA WORLD CUP 2002

Resumo da sua carreira no SPORTING (retirado do site do jornal O Jogo)

14 de Junho de 1995: Pedro Barbosa é, a par de Pedro Martins, contratado ao Vitória de Guimarães e apresentado pelo então presidente do Sporting, Santana Lopes.
10 de Agosto de 1995: Estreia-se oficialmente pelo Sporting num clássico disputado frente ao FC Porto, nas Antas, do qual sai derrotado por 2-1.
14 de Setembro de 1995: Encanta pela primeira vez Alvalade, ao marcar três dos quatro golos do Sporting sobre o Maccabi Haifa, em encontro a contar para a Taça das Taças.
18 de Setembro de 1995: Festeja o seu primeiro golo no Campeonato, na goleada de 7-1 imposta ao Campomaiorense, mas termina expulso aos 61'.
30 Abril de 1996: Na finalíssima da Supertaça jogada em Paris, celebra a conquista do seu primeiro troféu, ao ajudar a equipa a superar o FC Porto por 3-0.
14 de Maio de 2000: Após cinco épocas de luta, Barbosa sagra-se finalmente campeão nacional, no marcante final do "jejum" leonino.
Época 2000/01: Embora já subcapitão, o criativo médio passa a titular da braçadeira após o abandono de Iordanov.
28 de Abril de 2002: O Sporting arrebata o 18.º título de campeão nacional da sua história e Pedro Barbosa guarda a segunda e última faixa da sua carreira.
12 de Maio de 2002: O camisola 8 tem a honra de subir ao palanque para erguer a Taça de Portugal, ganha, no Jamor, ao Leixões.
18 de Maio de 2005: Na única final europeia por si disputada, o capitão acaba desolado com a derrota sofrida em pleno Alvalade aos pés do CSKA de Moscovo (1-3).
22 de Maio de 2005: Pedro Barbosa cumpre a sua última partida de leão ao peito. Entra ao minuto 26 da recepção ao Nacional, mas é impotente para motivar um Sporting descrente, que é goleado em casa por 4-2.
8 de Junho 2005: Dez anos - menos seis dias - depois de ingressar no clube, Pedro Barbosa diz adeus... e faz uso de um discurso crítico, direccionado para as pessoas que agora comandam os destinos do futebol leonino.

O MELHOR DO MUNDO!!

DIZ QUEM SABE

"Experiência como a de Rui Jorge e Barbosa não se compra". Quem o diz é Peter Schmeichel, antigo jogador do Sporting. Em entrevista ao Jornal Record, o dinamarquês fala do diferente tratamento que têm em Inglaterra os jogadores com mais de trinta anos e a experiência destes internacionais portugueses.

O ex guarda-redes conta-nos da importância que tem para qualquer equipa a experiência de jogadores como Barbosa, Beto, Pinto ou Rui Jorge, classificando como incompreensível a atitude tomada perante o lateral... «Atenção, ter um jogador com as virtudes de Rui Jorge e deixá-lo fugir é mesmo difícil de entender».
Em relação a Pedro Barbosa, Peter Schmeichel, que trabalhou ao longo da sua carreira com jogadores como os irmãos Laudrup, Eric Cantona, Giggs, Cole, Beckham, Yorke, Keane, entre outros, não tem dúvidas é considerá-lo o melhor do plantel: "É um grande jogador, de qualidade superior. Não trabalhei com muitos assim ao longo da carreira".
BG

6.6.05

ELEIÇÕES JÁ!

Quero começar por dizer que defendo eleições no nosso SPORTING! JÁ!
Acho que estamos na altura certa para faze-las, pois estamos quase no ínicio de mais um época desportiva e era bom começar mais este período com uma direcção com poderes renovados e com a legitimidade de todos os sócios. Defendo à algum tempo, mais fortemente desde a demissão da direcção de Miguel Ribeiro Telles, que a direcção do clube deve apresentar-se a eleições. Hoje com a noticia avançada pela TSF que diz que Soares Franco vai apresentar a sua demissão de vice-presidente da estrutura sportinguista penso que Dias da Cunha deveria analisar o porque das sucessivas demissões de todos os elementos que nos últimos tempos o acompanharam na direcção leonina. Falo de Ribeiro Telles, de José Eduardo Bettencourt ou de Carlos Freitas, bem como caso se confirme do seu número 2, Francisco Soares Franco. (para não falar de Luís Duque, o primeiro presidente desde novo formato de organização do futebol leonino). Penso que a política da SAD e do Clube não são a mesma. Por um lado a SAD tenta mostrar uma coerência de discurso, sem falar de árbitros e de esquemas menos limpidos (que acredito piamente que existam) e por outro o clube não para de falar do sistema. Penso que o clube deveria ter uma única voz para o exterior, não se conseguindo deferenciar entre a política da SAD e do clube.
Outro dos motivos que fortemente me faz querer eleições no clube prende-se com o modo como o plantel principal do clube, confirmando tudo o que se diz na imprensa desportiva, tem vindo a ser destruído. Começo por dizer que acho um erro a não renovação do Rui Jorge, acho um erro a possibilidade da venda do Beto (principalmente para o clube que é, pois é um clube bem mais fraco que o SPORTING em termos de historial e não acredito que os euros espanhois possam valer mais que a braçadeira de vice-capitão!!), um erro se não renovar-mos com o MELHOR JOGADOR DO MUNDO, o capitão Pedro Barbosa. Concordo com a renovação de Ricardo Sá Pinto, embora prefira a manutenção dos outros três jogadores, em detrimento do Sá Pinto.
Também acho que os jogadores que vierem a ser contratados para fazer parte do plantel da próxima época devem ser uma mais-valia inquestionável para o grupo. A SAD leonina deveria fazer um esforço para manter no plantel Hugo Viana e tentar comprar Fábio Rochemback. Deveria dispensar/vender Ricardo, Mário Sérgio, Polga, Hugo, Silva (emprestado ao Vit. Guimarães), Lourenço (emprestado ao Belenenses), Mota e Liedson. Deveria contratar um defesa central (provavelmente Castro da Académica) e promover definitivamente um central dos juniores aos A, um ou dois médios (João Alves do Braga parece-me boa opção) e promover a subida ou reintegração de médios-extremos dos juniores e de clubes emprestados e ainda a contração de um avançado com potencial de valorização mas que seja uma mais-valia concreta. Penso que a contratação de Luís Figo deve ser tentada com a elaboração de um projecto que englobasse diversos patrocinios que viríam com alegria o seu nome associado ao ex-número 7 sportinguista e que garantiriam o pagamento quase integral do ordenado do jogador.
Espero que o cenário de eleições se confirme e que exista uma lista candidata com nomes como Miguel Ribeiro Telles (presidência do clube) e José Eduardo Bettencourt (presidência da SAD).
FB

ATLETISMO

Sem qualquer surpresa e seguindo a normalidade que caracterizam os campeonatos nacionais de atletismo o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL sagrou-se campeão nacional de clubes em masculinos (pela 4ª vez consecutiva) e femininos (pela 11ª vez consecutiva) confirmando o seu favoritismo.
O SPORTING E O SEU ECLETISMO!!
FB

4.6.05

FINALMENTE

Custou mais foi! Finalmente um dia bom para o Sporting!
Depois da asneira de não renovar com o Rui Jorge, parece que os dirigentes do Sporting ontem tiveram um dia de lucidez.
A venda do passe de Douala por 1 milhão de contos é talvez o melhor negócio que vi fazer o Sporting até hoje, dada a valia do jogador. Vai se embora um jogador com problemas muito sérios de controlo de bola, que tivemos a sorte de ter feito uma boa época e que até pode nem sair já de Alvalade, caso o fundo inglês ao qual o camaronês foi vendido não arranje comprador.
A renovação com João Moutinho era provavel, mas é menos uma dor de cabeça para o Sporting. Garantimos assim a continuidade da maior promessa do futebol português com um contrato até 2010 e com uma clausula de rescisão que, ao que tudo indica, rondará os 2 ou 3 milhões de contos.
Não accionámos a clausula relativa ao direito de opção sobre o brasileiro Mota. Num clube com tantos avançados, não é realmente necessário mais um brasileiro que não mostrou serviço nas oportunidades que teve.
O Dínamo de Moscovo avançou com uma proposta de 1 milhão e duzentos mil contos para a compra do nosso defesa central Enakarhire, prontamente recusada pelo Sporting
. É um jogador fundamental na próxima época e vale bem mais do que o dinheiro oferecido pelos russos.
Esperamos continuar a ouvir boas notícias da SAD, que passariam obrigatóriamente pela renovação com o Barbosa, a manutenção de Beto no plantel, a tentativa de negociação do passe de Hugo Viana, que realizou ontem uma exibição brilhante na selecção de sub-21 e, no caso de o Liedson ficar, uma renovação de contrato com o brasileiro para evitar que saia no final da época seguinte a custo zero.
BG

2.6.05

OBRIGADO RUI JORGE!!!

Tenho pena que os administradores da SAD não renovem com o melhor lateral esquerdo a jogar em Portugal. Se em muitos aspectos apoio a SAD, desde já deixo aqui expresso a minha total discordância com esta decisão. O RUI JORGE é certamente um pilar do balneário do SPORTING, é um jogador diversas vezes campeão e apesar de ter vindo directamente de um clube rival sente a camisola e vejo-o com um dos nossos - um verdadeiro leão!
Não concordo com esta decisão, muito menos se ela for sustentada com o facto da idade do jogador, pois a idade não pode ser factor preponderante para este tipo de decisão (pois a idade também não é importante para lançar jovens de 17 e 18 anos na equipa principal!!). Se tiver sido tendo em conta a idade, espero que não se vá buscar nenhum defesa esquerdo com mais de 23/24 anos para se poder garantir continuidade na posição. Se o facto tiver sido o salário do Rui acho que com um bocadinho de negociação se conseguiria leva-lo a assinar por uma verba consideravelmente mais baixa. Se, por outro lado, a decisão tiver sido com base em factores técnicos espero que toda a direcção da SAD e o treinador se demitam, pois não percebem nada de futebol! É certo que o Rui Jorge, provavelmente, não conseguirá jogar todos os jogos durante os 90 minutos, mas é certamente um jogador muito importante para os jogos difíceis e para transmitir a magia do universo leonino aos jogadores novos na equipa principal.
Para além disso penso que o Rui e o Paíto seriam dois jogadores que serviriam perfeitamente os interesses do SPORTING e garantiriam toda a qualidade necessária á ala esquerda do plantel. Mas parece que esta direcção da SAD, do CLUBE e da EQUIPA TÉCNICA quer destruir todo o plantel e construir uma equipa de novo, pois parece que a "equipa que melhor jogou em Portugal" e o "melhor plantel da última época" não os satisfaz! Na minha opinião um pequeno ajuste em sectores chaves serviria perfeitamente!
Mantem-se a questão levantada nos últimos dias: Jogamos com quem??
FB

1.6.05

RUI SILVA

O português Rui Silva foi oitavo classificado na prova dos 5 mil metros do II Grande Prémio de Milão:

  • 1.º Moses Mosop (KEN) 13:18.73
  • 2.º Essa Ismail Rashed (QAT) 13:20.46
  • 3.º Gunther Weidlinger (AUT) 13:25.39
  • 4.º David Kilel (KEN) 13:33.42
  • 5.º Hillary Kipchumba (KEN) 13:40.28
  • 6.º Wilson Busienei (OUG) 13:43.24
  • 7.º Vasyl Matviychuk (UKR) 13:44.67
  • 8.º Rui Pedro Silva (POR) 13:50.54
  • 9.º Simone Zanon (ITA) 13:59.43
  • . Joseph Kosgei (KEN) Abandonou
  • . Joseph Keino (KEN) Abandonou
O nosso medalhado olímpico dá assim mais mostra da sua polivalência, começando a apresentar resultados com alguma relevância em distâncias maiores. Pena é que os 3.000 metros não sejam modalidade olímpica. Quem sabe se não teriamos Rui Silva a lutar pelo ouro.
BG