29.9.05

Que pequenez!

A jogar contra dez... Frente a um Vitória praticamente inexistente, não se percebe a opção do treinador. Tirar Liedson e pôr Beto? Defender o 1-0 em casa? Não somos um Salgueiros, na falência, à beira de cair para os distritais, sem plantel e a defrontar um gigante europeu.

Foi de uma pequenez nunca antes vista...
Deivid, após o golo e depois de uma primeira parte de bom nível, desaparece totalmente do jogo na segunda metade! O rendimento deste avançado continua a ser uma incógnita...
A ala esquerda é inexistente... Paíto e Tello não sabem defender. Tello é melhor a atacar, mas não causa desequilibrios (é um melhor relativo: do mau para o sofrível). Wender descai para o meio (entrou de forma totalmente desastrosa). É de surpreender que tenham mandado embora o Rui Jorge. Já não digo pelos óbvios motivos históricos, mas pelos motivos técnicos, referidos por José Peseiro e pela equipa técnica e direcção leonina...
Cá atrás, enquanto Tonel, mesmo sem jogar bonito, vai resolvendo o que pode, em exibições seguras, Polga lá vai cometendo os deslizes da praxe...
João Moutinho é pau para toda a obra, num meio campo sem a preparação física adequada e onde Douala funcionou como autêntico abono de família, porque lhe deram algum espaço, pois se não lhe concederem esses espaços, a sua exibição é constantemente muito fraca, fruto do seu fraco controlo de bola e pouca qualidade de passe. João Alves é esforçado, mas a sua falta de ideias provoca uma enorme lateralização do futebol.
Que saudades, Barbosa!
BG

PETARDOS

Voltaram a rebentar dois petardos no passado Domingo contra o Vitória de Setúbal, na zona da claque Directivo Ultras XXI. Quando será que esta história acaba? Espera-se que seja hoje, para as competições europeias, onde actos deste tipo não costumam passar despercebidos aos dirigentes da UEFA.

BG

28.9.05

EUROGOALS

O golo de Rogério ao Belenenses (1ª jornada) , aparece em 5º lugar da lista dos melhores golos da temporada para a Eurosport, numa lista certamente por actualizar, visto não contar por exemplo, com o golo de Deivid ao Nacional ou com o de Manuel Fernandes à Rússia ao serviço da selecção de sub-21.

BG

SPORTING 1 - Setubal 0

1-0 ao Setubal desta época e a jogarmos desde muito cedo com mais um, pedia-se mais. Faltou eficácia e um pouco mais de calma. Mas apesar da má exibição e da contestação ao nosso treinador, o que fica são os 3 pontos. Há que ser pragmático. Mas o Sporting vai ter de jogar muito melhor...

DE 0 a 10

Nélson (6) - Começa a dar cada vez mais segurança. Excelente defesa na primeira parte.

Miguel Garcia (6) - Voluntarioso a defender mas ainda sem subir com eficácia.

Tonel (7) - Autoritário. Ganha praticamente todas as bolas.

Polga (6) - Começou nervoso mas foi subindo e registou uma exibição sem problemas.

Tello (4) - Saiu aos 30min lesionado numa exibiçao nervosa com muitos passes falhados.

Luis Loureiro (6) - Defendeu bem e controlou o meio campo. A equipa sentiu a sua substituição.

João Alves (6) - Cada vez mais solto, começa a mostrar entrosamento e não tem medo de rematar.

João Moutinho (6) - Penso que está em baixo de forma mas continua a fazer a diferença na circulação de bola.

Douala (7) - É impressionante a facilidade com que ultrapassa adversarios. Rematou muito mas sem sorte. O melhor em campo!

Deivid (7) - Já anda com confiança. Boa exibição com pormenores de claro como é o caso do penalty conquistado e do golo.

Liedson (5) - Definitivamente não foi o seu jogo. Falhou o penalty e andou perdido. E não pode sair daquela maneira..

Paíto (5) - Continua com erros infantis e parece alheado do jogo mas tentou subir diversas vezes. Excelente cruzamento para o golo de Deivid.

Wender (2) - O que se passa com Wender?? Não tem objectividade e descai para o meio.

Beto (3) - Entrou para ganharmos o meio campo com a subida de Polga para o meio campo. Cumpriu.

CP

22.9.05

De 0 a 10

Nelson (6) - Defesa assombrosa! Sem culpa nos dois golos.

Rogério (5) - A defender muito dentro. Fora de forma.
Polga (5) - Batido por André Pinto no segundo golo.
Tonel (7) - Não vacila! Joga feio quando é preciso e sabe sair a jogar... Com o regresso de Beto, Polga que se cuide.
Tello (5) - A defender é muito mau! Melhor a atacar! Que volte Edson rapidamente!
Loureiro (5) - Um dos que perdeu o meio campo. Nitidamente sem pulmão no final do desafio.
Moutinho (5) - Não foi a peça influente que costuma ser e não conseguiu suster o avanço do Nacional na última parte do jogo.
Sá Pinto (6) - Tecnicamente, este jogo de Sá Pinto valeu zero! Mas foi ele quem mais lutou no meio campo. A equipa ressentiu-se muito da sua substituição.
Douala (6) - Na primeira parte desequilibrou muito e poderia ter chegado ao golo em duas ocasiões. Na segunda desapareceu, tal como grande parte da equipa.
Deivid (5) - Totalmente inconsequente até ao golão. Depois, galvanizou-se e até fez duas ou três coisas nos minutos seguintes, a partir daí voltou à cepa torta.
Liedson (6) - Correu e lutou muito, mas não foi um jogo muito feliz para o levezinho.
Wender (1) - Entrou e não acrescentou nada ao ataque.
João Alves (2) - Cobrou algumas bolas paradas. Procurou mudar os acontecimentos, sem sucesso.
Carlos Martins (3) - Dinamizou, com a sua entrada a sete minutos do fim. No entanto, falhou escandalosamente o golo da igualdade já nos descontos.
BG

Pesadelo da Madeira

Como é possível marcar um golo neste terreno tão difícil e, praticamente no instante seguinte, alterar completamente a forma de jogo, permitindo a reviravolta no marcador? Não é que o Nacional tenha sido, em termos de futebol jogado, superior ao Sporting para que justificasse a vitória. Foi, isso sim, superior em termos de atitude. A nossa equipa, após o golo, remeteu-se à pequenez de tentar defender o resultado, dando o comando das operações ao adversário, não procurando o 2-0 da tranquilidade. Depois claro... esta defesa não aguenta!

Do jogo, fica na memória a defesa do outro mundo de Nelson, negando o golo a André Pinto que cabeceara na direcção da baliza, vendo o guardião num voo espectacular e com uma sapatada «à Schmeichel» evitar que se inaugurasse o marcador. Inesquecivel é também o golaço de Deivid, a 35 metros da baliza, depois de driblar com limpeza um adversário, envia um missil direitinho ao angulo da baliza do Nacional, dando vantagem ao Sporting. Certamente candidato a golo do ano.
Depois vieram os erros na defesa e Goulart, num grande golpe de cabeça que deixou batido Luis Loureiro e não deu hipoteses a Nelson, primeiro e André Pinto (posição legal) que emendou um remate frouxo beneficiando da distracção de Polga, igualmente sem defesa para o guarda redes leoninos, que foi dos melhores elementos verde e brancos.
As nossas alas defensivas apresentam talvez o maior problema desta equipa, Rogério fora de forma e a defender muito encostado aos centrais, dá demasiado espaço aos extremos e Tello sem saber defender, tornam as alas autênticas auto-estradas.
E qual é o verdadeiro Deivid? Aquele que faz o magnifico golo, ou o que praticamente nada produz o resto das partidas que jogou de leão ao peito? (inclino-me para a segunda)
Por último, devo referir que o Sporting perdeu o meio campo com a saída de Sá Pinto. Uma equipa não pode estar dependente de um jogador que joga bastante avançado e já está na casa dos trinta para dominar o jogo na linha média. Tem que haver mais agressividade dos restantes elementos!
BG

20.9.05

Aumento de quotas

"A Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal em reunião extraordinária, seguida de reunião ordinária, está marcada para dia 30 de Setembro de 2005, às 20h30, no Auditório do Estádio José Alvalade.

Num dos pontos em agenda pretende-se deliberar sobre uma proposta do Conselho Directivo relativa ao aumento de um euro mensal no valor da quota de sócio efectivo e de cinco euros anuais no valor da quota de sócio correspondente, com efeito a partir da quota de Janeiro de 2006.O ponto um destina-se a deliberar, também sob proposta do Conselho Directivo, a atribuição das seguintes distinções honoríficas: Leão de Ouro com Palma, Leão de Ouro e Leão de Prata.

Podem estar presentes todos os sócios do Sporting no gozo dos seus direitos, com o pagamento da quota relativa ao mês de Agosto de 2005, podendo participar nos debates e votar os sócios admitido na categoria há pelo menos 12 meses." in A BOLA online.
Má medida: em época de aproximação às eleições é praticamente sentenciar a derrota! Por outro lado, para quem não pratica modalidades no clube, praticamente a única vantagem que tem em ser sócio é o facto de pagar menos para assistir aos jogos do Sporting e, com os preços a estes níveis, vá-se lá saber onde é que foram desencantar a ideia de terem que aumentar a quota 1€ por mês. Já para não falar da crise economica portuguesa...
BG

Medíocre: de 0 a 10

Nelson (5) - Cometeu o penalti do qual resultou o golo. Ainda passou por alguns sustos, mas não teve muito trabalho.

Miguel Garcia (5) - Perto do golo quando cabeceou ao poste. Algo intranquilo em alguns lances.
Polga (6) - Ganhou muitas bolas de cabeça quando os suecos começaram a apostar num futebol mais directo com muitos crusamentos e pegaram um pouco no controlo das operações.
Tonel (6) - Regular. Tal como Polga ganhou a maior parte dos lances aéreos.
Tello (6) - Até começou sendo o elemento mais influente na manobra ofensiva. No entanto, quando é chamado a defender, nota-se que não é defesa esquerdo...
João Moutinho (6) - Esforçado, mas sem conseguir pegar no jogo.
Luis Loureiro (5) - Perdeu o controlo do meio campo a determinada altura da segunda parte.
João Alves (6) - Melhor na primeira parte, caiu na segunda como toda a equipa. Grande remate à barra.
Wender (7) - Um golo e muita dinâmica ofensiva. O melhor em campo num jogo fraco.
Silva (4) - Não criou grandes embaraços à defesa sueca. Bem substituído. Um mau regresso à primeira equipa.
Deivid (6) - Marcou o golo da vitória e esteve na maior parte das jogadas de perigo. Nota-se alguma lentidão de processos.
Pinilla (2) - Tal como Silva não criou perigo.
Nani (1) - Entrou para ajudar a equipa a retomar o comando do jogo, mas foi algo inconsequente.
Varela (1) - Mostra vontade, mas esteve pouco tempo em campo.
BG

Viagem à Suécia

Mau jogo do Sporting... Muitos golos falhados, principalmente na primeira metade, que podiam perfeitamente ter resolvido a eliminatória, e uma segunda parte onde perdemos o controlo das operações e passámos por alguns sustos perfeitamente escusados.

Destaque na primeira parte para um excelente remate de João Alves à barra, já depois de Miguel Garcia ter cabeceado ao poste.
No entanto, fica a sensação de dever cumprido com esta vitória, ainda que por magros números.
Uma palavra para a excelente prestação de todas as equipas portuguesas nas provas europeias, que permite manter intocáveis as esperanças da passagem à fase seguinte das respectivas competições e que contribuiu para que Portugal somasse mais alguns pontos ao ranking da UEFA.
BG

17.9.05

UM ANO DE EXISTÊNCIA

Hoje o MUNDO SPORTING comemora o primeiro ano de existência.
Quero agradecer a título pessoal, especialmente, ao João Vacas do No quinto dos Impérios me ter contagiado este vicio da blogosfera.
Agradeço igualmente a todos os leitores que nos vêm visitar, ler e comentar. Espero que este próximo ano a afluência seja ainda melhor e peço aos co-produtores do blog que, neste ano de maior provável ausência minha, mantenham o blog na sua qualidade característica (boa ou má, agora não interessa o que interessa é manter essa qualidade!) e informem-me neste espaço tudo aquilo que se for passando no nosso SPORTING para eu lá longe (Eslóvenia - Ljubljana) possa seguir de perto e com a mesma paixão o grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Saudações Leoninas, FB
mundosporting@hotmail.com
P.S.: Espero regressar a Portugal por alturas do Natal e encontrar o SPORTING a jogar tão bom futebol como a época passada, em primeiro lugar da primeira divisão do campeonato nacional de futebol, com uma excelente participação na TAÇA UEFA, com o Estádio José Alvalade sempre cheio e com grandes resultados nas modalidades, especialmente, no Atletismo, Futsal, Ténis de Mesa e Andebol.

13.9.05

EUROPA!

Boa sorte às equipas portuguesas, que começam hoje a sua participação.

Com os olhos na taça uefa, aí vamos nós!
Vamos fazer a vontade ao nosso fundador!
BG

PETARDOS

É grave o que se anda a passar com as claques portuguesas. É bom que se resolvam estas situações, a bem da segurança dos espectadores e jogadores e também para que os clubes não sejam obrigados a pagar multas pesadas por actos de meia dúzia de selvagens.

BG

UEFA


O primeiro jogo aproxima-se e as nossas ambições têm de ser altas. É com enorme prazer que vejo a nossa direcção, o nosso treinador, os nossos jogadores a assumirem que vencer a Taça UEFA é um objectivo para este época. É esta ambição que torna os clubes mais fortes, é esta ambição que se quer! Temos legitimas pretensões em qualquer uma das 3 provas q disputamos ( Campeonato,Taça de Portugal e Taça Uefa). O SPORTING tem este ano uma equipa mais experiente e com mais soluções ( foi esta falta de soluções que motivou o insucessos nos 2 jogos que deitaram tudo a perder..) o que nos leva a pensar que o nosso último ano serve para nos motivar ainda mais e querer ainda mais! Não podemos é falhar nos momentos cruciais...
Este primeiro jogo serve também para alicerçar a posição do SPORTING na Europa. Temos de elevar o nosso prestigio, temos de ser grandes a nível europeu! Creio que estes suecos não vao ser problema para nós mas todo o cuidado é pouco. Depois venha a fase de grupos e os grandes jogos!
LEVANTEM A TAÇA!!!
CP

12.9.05

LIEDSON ATÉ 2007

Renato Silva, empresário de Liedson, diz que o SPORTING tinha razão na cláusula do contrato do avançado brasileiro e que este apenas depende da vontade do clube para o representar até 2007. Acrescenta ainda que o matador leonino apesar de ter muito mercado e de ser muito pretendido pode renovar com o SPORTING desde que sejam cobertos determinados valores.
Acho que é uma oportunidade a não perder! Vamos renovar rapidamente com o Liedson antes de Dezembro para não começarem rumores e não existirem manobras para dizer que o contrato não é válido. O Liedson é um jogador indispensável ao plantel leonino e é sem qualquer dúvida o melhor avançado a jogar em Portugal.
FB

11.9.05

DERBY: ANÁLISE

Não foi propriamente um grande jogo de futebol, mas foi emotivo e um espectáculo digno de um derby desta natureza.

O Sporting entrou em campo com uma equipa que era mais ou menos esperada (a única dúvida consistia em Deivid ou Wender, com Peseiro a optar pelo primeiro), mas com uma táctica algo confusa, onde a maior parte dos elementos do meio-campo tinham tendência a descair para o meio. Não obstante, foi sempre a equipa mais perigosa e mais dominadora, conseguindo anular os contra-ataques encarnados e não permitindo que o Benfica criasse qualquer perigo. Na segunda parte o Benfica foi mais perigoso, mas o Sporting foi mais objectivo, também derivado da expulsão de Ricardo Rocha que abriu mais espaços.
A táctica do Benfica favoreceu e muito o Sporting: se os três centrais eram esperados, os dois homens que completam o falso 5 de trás (Nélson e João Pereira) não têm capacidade suficiente para o fazer, pelo menos frente ao Sporting, e o facto de jogar Carlitos em vez de Nuno Gomes (jogador em melhor forma neste início de época benfiquista), não trouxe nada de novo ao ataque, antes pelo contrário. Na segunda parte, com Nuno Gomes em campo e mesmo com 10 a maior parte do tempo, o Benfica foi bem melhor.
Incontestavelmente uma vitória justa! O Sporting dominou o jogo e criou muito mais oportunidades do que o rival, pelo que mereceu inteiramente o resultado, como aliás admitiu Ronald Koeman no final do desafio!
Eis o Sporting de 0 a 10:
Nélson (7) - Muito seguro o que é extremamente importante para a defesa. Continua com um grande problema: o jogo de pés, mas não inventa quando está em aperto... alivia a bola da zona de perigo. Curiosamente, as suas duas melhores defesas aconteceram com o jogo interrompido: uma saída aos pés de Nélson na primeira parte e uma estirada a remate de cabeça de Nuno Gomes na segunda, ambos os jogadores em posição irregular.
Rogério (6) - Talvez o mais desequilibrador no ataque na 1ª parte. Sempre muito consistente nas suas acções ofensivas. No entanto, rebentou fisicamente na segunda metade, coisa que é rara no brasileiro.
Polga (7) - Exibição certinha. Não deu muito nas vistas, mas destruiu muitos ataques e não permitiu grandes aoportunidades aos atacantes encarnados.
Tonel (8) - O melhor da defesa. Excelente a desfazer o jogo contrário. Teve o ponto alto quando ganhou posição a Simão cortando um contra ataque perigoso e, imediatamente a seguir, deitou o extremo com uma simulação que levou Alvalade ao rubro. O exigente público reconheceu com muitos aplausos a sua excelente exibição. Atenção aos ressaltos quando está na barreira... Podem trair o guarda redes. Talvez seja melhor as barreiras não se mexerem.
Tello (6) - Grande centro para Liedson no segundo golo; um par de bons remates; nota positiva a atacar. No entanto, nota-se que não é defesa... a distracção na 2ª parte que isolou Nélson no seu flanco é bem prova disso.
Luis Loureiro (8) - O melhor em campo! Um golo pleno de oportunidade, muito bem tacticamente, o que lhe permitiu travar muitos ataques benfiquistas e «secar» karagounis, excelentes aberturas para o ataque e classe a transportar jogo. Um grande jogo do internacional, mostrando aos que menos acreditavam (nos quais eu me incluo) que tem lugar no Sporting.
João Moutinho (8)
- Quando a bola lhe chega aos pés é «outro futebol». Jogou e fez jogar. Sempre dos mais esclarecidos. E sabe que tem de lutar muito na defesa. Corre quilometros. A cavalgada na 1ªparte sempre travado em falta por Karagounis é uma prova da garra deste jovem. Esteve à beirinha de um grande golo, num tiro que Moreira evitou com a defesa da noite.
Sá Pinto (7) - Voluntarioso. Impressionante a garra deste jogador! Recuperou inumeras bolas. Não esteve bem a atacar, mas compensou com a forma como defende e se entrega ao jogo! E uma equipa não é um conjunto de tecnicistas...
Douala (5) - Desinspirado. Andou perdido em campo e poucas vezes fez valer a sua velocidade. o lance em que finta Beto (que se encontra deitado) é hilariante e espelha a fraca noite do camaronês. Bem substituído.
Deivid (5) - Pareceu nem entrar mal no jogo, mas é lento com a bola nos pés e não funcionou muito bem no entendimento com Liedson. Esperam-se melhores dias...
Liedson (7) - Mais uma vez a resolver; mais uma vez marca ao Benfica; mais uma vez de cabeça; mais uma vez um golaço com uma elevação impressionante; mais uma vez no meio das torres do Benfica; mais uma vez bola no ângulo. Além do mais corre toda a partida, pressionando muito e abrindo espaços. As suas reviravoltas são um quebra cabeças para as defesas contrárias. Que renovem rápido com o «baixinho»!
Wender (6) - Entrou muito bem na partida e desequilibrou. Nota-se que é um flanqueador nato. Boas incursões pela esquerda quase resultavam em golo.
João Alves (2) - Não deu para mostrar muito, mas tem bons pés.
Pinilla (-) - Pouco tempo em campo.
O Benfica feito num oito!
BG

10.9.05

DUXXi: BOM E MAU

O SPORTING através do seu site na internet informa que o Directivo Ultra XXI vai efectuar mais uma coreografia, em todo a superior norte, no ínicio do derby deste sábado e transmite um pedido do grupo que pede o máximo de apoio de todos os que se encontrem nesta zona do Estádio. O site transcreve ainda uma mensagem da claque leonina DUXXI que diz que "o apoio de todos é fundamental. Temos de motivar a equipa, para conquistar mais uma vitória. 90 minutos sem parar!! Sempre a cantar". Este tipo de informações dado pelo clube e de entendimento entre o clube e a claque é do interesse de todos e é de louvar este tipo de atitude.
De louvar não foi a atitude do DUXXI no último jogo em Alvalade. Começo por realçar o apelo da claque que afirma que "o apoio de todos é fundamental". Depois de ler isto não consegui deixar de me lembrar uma atitude negativa de elementos desta claque no jogo no José Alvalade contra os Belenenses onde tentaram estragar e roubar as faixas da BRIGADA bem como agredir diversos elementos deste grupo de adeptos. Quero deixar todo o meu apoio à BRIGADA e espero que não deixem de lutar, pois o SPORTING e o Estádio José Alvalade não é de nenhuma claque, organização ou pessoa mas sim de todos os sportinguistas e como tal todos tem o direito a se manifestarem como bem entenderem e todo o tipo de associações de sócios leoninos são bem vindas pois o apoio será sempre melhor pois isolado é muito mais díficil fazer faixas e trasportá-las e colocá-las no estádio.
É importante alguma organização nas coreografias e no apoio que damos à nossa equipa mas não se pode obrigar as pessoas a apoiar nem a apoiar do modo que nós queremos. A liberdade existe e também tem de existir em Alvalade. Espero que o grupo DUXXI tenha reflectido sobre esta atitude e os comportamentos evidenciados não se repitam nunca mais.. a bem do SPORTING.
FB

9.9.05

DERBY

Vamos todos apoiar o nosso Sporting! Espero Pinto a titular, um forte apoio de todo o público e alguma paciência com Tello e, especialmente, com Tonel que ainda não está habituado a estes grandes jogos e terá que ser titular...
BG

7.9.05

PREÇOS PROÍBITIVOS

São incríveis os preços praticados no futebol hoje em dia! Onde já se viu 25€ para um jogo da pré eliminatória da Liga dos Campeões, onde o fundamental era encher o estádio para apoiar a equipa o mais possível, ou para um Sporting-Benfica à 3ªjornada?! E isto são os preços mais baratos, só para quem é sócio do clube da casa e para trás das balizas. Um abuso da maior parte dos clubes de hoje, ao qual o nosso Sporting não foge infelizmente.

Ora, se o sócio que paga as quotas é obrigado a largar tanto dinheiro, os clubes não podem deixar de fazer preços para «não sócios» ainda mais elevados, porque nesse caso ninguém quereria ser sócio. Então, para assitir a um jogo deste tipo, um adepto que não seja associado gasta a quantia exorbitante de 40(!) euros.

Ponhamo-nos na pele de um adepto do Sporting que venha de fora de Lisboa, de carro, para assistir a um jogo: terá de pagar a gasolina, eventualmente as portagens, o bilhete e provavelmente uma refeição. Não é barato ir assim ao futebol.

Quem diz um adepto do Sporting de fora de Lisboa, diz um adepto da capital que queira ir ver um jogo fora de Alvalade, já que os preços praticados nos jogos em que os «pequenos» recebem os «grandes» são semelhantes. Estes factos tornam perfeitamente legítimas as pretensões das claques quando levam as faixas a protestar contra o elevado preço dos «rectângulos mágicos».

Vou dar um exemplo do que se passa aqui ao lado no Benfica: O bilhete de sócio mais barato para os três jogos da Liga dos Campeões custa apenas 30€ (10€ por jogo), apenas mais 5€ do que pagava um sócio sportiguista para o jogo contra a Udinese (devo relembrar que o grupo é constituído por, nada mais nada menos, que Lille, Villarreal e Manchester United)! Os dirigentes do clube da Luz entenderam - e bem - que é mais importante encher o estádio para apoiar o mais possivel a equipa nestes três difíceis e importantes jogos, do que tentar fazer uma maior receita através da prática de preços insuportáveis para a maior parte das carteiras, que apenas teriam reflexo num número de espectadores bastante inferior aquele que se irá registar. Parabéns ao Benfica. Assim, dá gosto ir ao futebol!

Os bons exemplos são para se copiar!

BG

6.9.05

«FORMAÇÃO» À MODA DO PORTO

Valter Fernandes, internacional sub-17 e representante do Sporting há sete épocas, foi dado como inscrito no plantel de juniores do FCP da presente temporada.

Estranho foi o facto de não ter havido diálogo entre os dois clubes, quebrando-se assim um código de honra existente desde sempre entre os dois clubes, segundo o qual sempre haveria diálogo neste tipo de situações que envolvessem jogadores das camadas de formação...

Quem demonstrou a sua excelente formação foram os drigentes do clube azul...

BG

4.9.05

ROCHEMBACK

Fábio Rochemback, jogador muito amado pelo público em alvalade, sai no último ano de empréstimo e rende aos cofres meio milhão de contos. Excelente para um jogador em «fim de contrato»...

É verdade que perdemos poder de remate de longe, bolas paradas, poder de choque e força a meio campo. No entanto, também não é menos verdade que, no último ano, Rochemback não foi o jogador influente de há duas épocas e jogou a maior parte dos jogos de forma lenta e lateralizada e que praticamente não fez o gosto ao pé. O brasileiro encontra-se longe dos tempos que sucederam a sua saída do Barcelona. Por outro lado a posição de Rocha nunca foi muito bem fixa ao longo de todo este tempo... trinco (?): não penso que seja esta a sua posição, pois não o acho um destruidor exímio de jogo, além de ser um jogador muito faltoso e que entra muitas vezes duro demais, pelo que teria muitos problemas disciplinares; extremo direito (?): não tem a velocidade necessária, pelo que tenderia a jogar para o meio afunilando o jogo, coisa que o Sporting tem de tentar evitar fazer; médio interior (?) parece-me ser a posição mais indicada, mas para esse efeito o Sporting tem João Moutinho que, em minha opinião, o faz melhor que o brasileiro, pois defende bem melhor e é um excelente transportador de jogo.

Por outro lado, um outro factor condicionador do meu apoio à sua venda, é a insistência de José Peseiro em colocá-lo em campo, mesmo quando se vê que ele não se encontra nem perto do seu melhor, parecendo que o treinador se sente «na obrigação» de o por sempre em campo. Assim, alguns jogadores do meio campo estariam algo «tapados» por causa desta insistência de Peseiro no brasileiro.

Um problema que vejo que possa ter sido esta saída de Rocha e me preocupa bastante é o facto de José Peseiro poder ter autorizado a sua saída, pensando em Luis Loureiro como titular indiscutivel do onze, para substituir o papel de Fabio Rochemback. Oxala assim não o seja, porque não tem classe e qualidade para a equipa do Sporting.

Sempre considerei Rochemback um jogador extremamente vistoso, mas também algo destemperado: era aquele jogador que eu via capaz de fazer um sprint enorme atrás de um adversário que conduzisse a bola num contra ataque perigoso, fazer um carrinho perfeito ficando com a bola em seu poder, partir para o ataque driblando com limpeza dois adversários e, no seguimento, efectuar um passe directo para os pés de um defensor, proporcionando à outra equipa um contra ataque tão ou mais perigoso que o anterior. É a forma de jogar de um homem que joga por vezes «mais com o coração do que com a cabeça».

No entanto, inegável é que a sua passagem pelo Sporting marcou uma época e a sua dedicação ao clube nunca esteve em causa. Proporcionou-nos grandes momentos e estamos todos muito agredecidos pelo que fez. Não foi por acaso que era sempre um dos mais ovacionados...
À DEFESA E AO ATAQUE... FABIO ROCHEMBACK!
BG

2.9.05

RUI SILVA

Durante todo este período de tempo no qual não tive acesso à internet, não deixei de marcar presença nos jogos em Alvalade. Facto que me impressionou muito positivamente foi a medalha de bronze conquistada pelo nosso Rui Silva, conquista transmitida em directo nos écrans do estádio.

Foi muito bom ver todo o público a aplaudir entusiasticamente, tal e qual como se o atleta corresse ali mesmo à nossa frente no José Alvalade.

Mais uma medalha para um atleta brilhante e que me deixou a pensar no que faria numa grande competição se corresse em casa com um público igual ao do Sporting-Udinese a encher as bancadas.

BG

REGRESSO

Neste meu regresso de férias quero saudar todos os leitores do blog e chamar a atenção para o nº de visitantes dos últimos três meses (mais de 3.000), certamente mais elevado do que o número de kits novo sócio vendidos pelo vizinho da 2ª circular.

Saudações Leoninas

BG