31.10.05

SEM ESTOFO???

Este jogo no Bessa veio comprovar o que se tem assistido nesta época e na época anterior. Falta ao Sporting saber aproveitar as situações, quer para se aproximar dos mais directos adversários, quer para assumir a liderança. Este fim de semana era ideal para nos colarmos aos da frente, ainda por cima numa dificil deslocação como é sempre a visita ao estádio do Boavista. O Sporting estando a ganhar por 2-0 ao intervalo nunca pode ser surpreendido e empatar o jogo. É IMPENSÁVEL para quem quer ser campeão. Não podemos perder pontos assim. Além dos pontos, tira-nos motivação e demonstra que nos falta estofo...
Tirando esta inexplicavél aversão ao topo da tabela, o Sporting mostrou na 1ªparte estar a tornar-se uma equipa mais adulta, fazendo circular a bola e exercendo uma boa pressão sobre o adversário. A equipa apresentada tinha mais uma vez bastantes miudos da cantera do Sporting e isso só nos pode orgulhar. Custódio, Moutinho, Nani, André Marques e Miguel Garcia são tudo jovens com menos de 23 anos. De realçar também o facto de Nani se ter estreado a marcar e Liedson ter marcado o seu 3º golo em 3 jogos na era Paulo Bento
A segunda parte foi inevitavelmente marcada pela recuperaçao dos homens axadrezados, o que motivou uma falta de confiança e um nervosismo atroz que levou o Sporting a não conseguir sair a jogar. De salientar também pela parte negativa, o fraco jogo do Sá Pinto que se mostrou sempre perdido em campo e sem se entregar como é seu hábito ao jogo e o trabalho do arbitro também nao foi isento e prejudicou o Sporting.
Mas vamos dar a volta, vamos querer vitorias e ter um espirito ganhador! Próximo jogo contra o Leiria é para apoiar a equipa. O apoio no Bessa foi bem "audível" e o próprio Paulo Bento fez questao de enaltecer esse facto.
FORÇA SPORTING!

CP

27.10.05

CANTERA

Ontem no jogo da Taça de Portugal, frente aos Varzim, disputado em Alvalade perante 3.000 pessoas (!!!) o técnico principal Paulo Bento apresentou na equipa titular um meio campo composto apenas por jogadores oriundos das camadas jovens do clube, a saber: Custódio, João Moutinho, Carlos Martins e Nani (a nova pérola de Alvalade)! Do onze inicial faziam ainda parte Miguel Garcia e André Marques que também cumpriram o seu processo de formação no futebol juvenil do clube de Alvalade.
Merece ainda realce o facto de ontem o 11 titular ser composto por 6 jogadores com menos de 23 anos, sendo que 3 deles tem menos de 19!!
O resultado final foi a díficil vitória do SPORTING por 2-0 com as duas assistencias a ser feitas por dois míudos de 19 anos - Nani e João Moutinho - e um dos golos foi por um de 23 - Miguel Garcia - sendo que o outro golo foi da autoria de Liedson, que ainda longe da melhor forma, vais aos poucos encontrando o caminho da baliza.
Este é na minha opinião o caminho certo para o futuro, equipa composta essencialmente por jogadores formados em Alvalade sendo complementada por alguns jogadores de qualidade inquestionável para posições em que a equipa esteja carenciada..
FB

25.10.05

REVISTA IMPRENSA

Leiam o trabalho publicado hoje no Record sobre a roubalheira em Barcelos! A coisa que me faz mais confusão e que detesto mais no futebol é o anti-jogo... Normalmente este tipo de comportamento passa impune na imprensa, mas desta vez mereceu destaque. Ainda bem!
FB

TRADIÇÃO

Amanhã em Alvalade, futebol à antiga portuguesa...
O jogo, contra o Varzim, a contar para a Taça de Portugal, disputa-se às 15 horas (não se haverá muito publico por ser dia de semana, mas é uma iniciativa bonita)!
Realce-se que não se jogava no José Alvalade com luz natural à dois anos...
A tradição (em algumas coisas) às vezes ainda é como era!
FB

INACREDITAVEL

Não faz qualquer sentido, ainda para mais num ínicio, do que se espera ser, uma nova na vida da equipa de futebol principal e da presidência do SPORTING vir colocar no sitio oficial um texto sobre a má arbitragem do árbitro Paulo Costa no último jogo frente ao Gil Vicente, onde o nosso clube foi claramente prejudicado ficando por assinalar, pelo menos, duas grandes penalidades.
Não quero com isto dizer que o SPORTING não mostre indignação pela má arbitragem do jogo de ontem, mas não creio que a melhor opção seja a publicação no site oficial de um texto não assinado onde para além de muitas críticas à actuação de Paulo Costa (inteiramente merecidas) se escrevem também críticas ao trabalho desenvolvido por certo e determinado jornalista do Record. Não que este jornalista e jornal não mereçam as críticas, mas o SPORTING tem de ser superior a atitudes deste energúmenos (estes os verdadeiros) e não acredito que sejam este tipo de respostas que façam com que o jornalismo aumente de qualidade.
Adoro o SPORTING e adoro ser sportinguista. Acho que somos diferentes e melhores que todos os adeptos do mundo, e acho que é com comportamentos elevados que conseguimos atingir essa qualidade e não com atitudes de clubes de bairro que apenas atingem a nossa credibilidade!
Por outro lado acho que fazia muito mais sentido a colocação no site oficial de um comunicado a exprimir repudio pela decisão da Liga de Clubes, em apenas punir "o maior Petit sarrafeiro" do lado de lá da 2ª Circular com um jogo de suspensão e pelo facto de este processo sumarissimo se ter atrasado durante 2 semanas, vindo agora impedir este animal de defrontar o poderoso Leixões em jogo a contar para a Taça de Portugal.
FB

23.10.05

Sá-Liedson

Finalmente a melhor dupla do Sporting em acção? Espera-se quem sim...

BG

22.10.05

PRIMEIRA ESCOLHA

Paulo Bento já escolheu os convocados para o seu primeiro jogo no banco da equipa principal do SPORTING, que se disputa amanhã, em Barcelos, frente ao Gil Vicente.
Guarda-redes: Ricardo e Tiago.
Defesas: Rogério, Polga, Miguel Garcia, Beto, Tello e André Marques.
Médios: Carlos Martins, Sá Pinto, Custódio, João Moutinho, João Alves e Nani.
Avançados: Douala, Deivid, Liedson, Wender e Pinilla.
Destaque para duas alterações efectuadas pelo novo técnico leonino a inclusão de André Marques e Pinilla em detrimento de Paíto e Silva! Uma clara aposta em dois jogadores que podem mostrar algo de novo, deixando de fora dois jogadores que já demonstraram não terem valor para jogar pelo SPORTING, sendo provavelmentes os dois piores jogadores do plantel leonino!
Espero do 11 que subir ao relvado uma grande atitude e vontade de vencer, sendo que outra coisa não será de prever pois os jogadores querem demonstrar que a culpa das últimas derrotas nunca foi deles mas de José Peseiro e das suas decisões.
FORÇA SPORTING, VENCE POR NÓS!!!
FB

20.10.05

PEDIDO












FAÇAM-ME SONHAR!!

FB

19.10.05

E ELAS CONTINUAM

As demissões para os lados do José Alvalade prosseguem e bom ritmo.
Começaram 2ª com os pedidos de José Peseiro e Paulo de Andrade, continuaram 3ª com a aceitação dos pedidos e sua formalização e hoje 4ª feira Dias da Cunha através de comunicado publicado no site oficial do clube anuncia a sua demissão de todos os cargos que ocupada no Grupo SPORTING, incluíndo presidência do clube e da SAD. Parece que não existe, ainda, a obrigatoriedade de eleições pois qualquer outro elemento do conselho directivo do clube pode ocupar o lugar deixado vago por Dias da Cunha. O cenário de eleições só se tornará real em caso de demissão dos órgãos sociais do clube...
Mais logo, existe uma reunião dos corpos sociais do clube seguida de reunião do conselho leonino!
Espero ansioso pelo resultado destas reuniões, desejando ardentemente que nunca fique Filipe Soares Franco na presidência do clube (sendo este cenário mais provavél, pois é o número 2 na hierarquia sportinguista e Dias da Cunha termina o seu comunicado dizendo que os órgãos sociais e as empresas continuam em funcionamento).
FB

ERA BOM...

Com estas demissões, começo a pensar se o Dr. Rui Meireles não deveria fazer o mesmo, para que pudessemos ter o GRANDE CAPITÃO de volta so SPORTING. Não para a SAD. Mesmo à equipa!
Iniciava agora a sua pré-época e em Dezembro aí estava ele...
BG

18.10.05

DEMISSÕES

José Peseiro e Paulo de Andrade viram hoje aceites os seus pedidos de demissão formulados 2ª feira. Apesar de ter gostado muito das suas performances da época passada, este ano não tem demonstrado a mesma competência o que me fez apoiar os seus pedidos e principalmente a sua aceitação por parte do presidente do clube, Dias da Cunha.
Concordo com Dias da Cunha quando diz que o principal motivo da aceitação do pedido de demissão, foram os superiores interesses do SPORTING, pois todos os que trabalham neste grande clube só devem continuar ao serviço deste quando estiverem alinhados com os objectivos deste e quando estiverem a servir o superiores interesses do clube. Neste momento sou da opinião que quer o treinador da principal equipa de futebol quer o administredor executivo da SAD eram mais prejudiciais do que ajudavam o SPORTING a atingir os seus superiores objectivos.
Apesar de ser completamente contra as chamadas chicotadas psicólogicas, penso que neste momento conturbado e complicado do nosso clube esta era a melhor opção pois José Peseiro já não tinha condições para estar à frente da equipa por não conseguir criar empatia com os jogadores, com os sócios e por não conseguir transmitir ao plantel tranquilidade e qualidade para desenvolver o melhor futebol e por outro lado Paulo de Andrade não conseguiu blindar convenientemente o plantel a esta crise e aos resultados negativos dos últimos tempos.
Contudo o MUNDO SPORTING não se esquece dos grandes momentos que os dois nos proporcionaram ao nos fazerem sonhar durante a época inteira com a conquista da TAÇA UEFA, que culminou no sonho conquista da final da competição no nosso Estádio José Alvalade. Agradeço a José Peseiro e Paulo de Andrade a sua contribuição para o sonho da época transacta e o seu empenho e profissionalismo ao serviço do MELHOR CLUBE DO MUNDO - o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Quanto ao futuro, desejo o máximo de sorte a Rui Meireles nesta sua nova função na SAD leonina, sabendo que nunca será fácil para ninguém assumir esta pasta! Espero o máximo de empenho, muito profissionalismo, boas decisões, um grande acompanhamento do plantel sénior e sobretudo que defenda o SPORTING e os seus colaboradores até às últimas consequências! Espero que erros do passado (como os recentes casos de Pedro Barbosa e Rui Jorge, bem como de Hugo - que se mantém no plantel sem jogar no clube!!) não se repitam, mas de um modo geral estou contente com a tipo política desenvolvida pela SAD com o aproveitamento das camadas de formação do clube mas acho que são sempre necessários dois ou três jogadores com muita classe, qualidade, experiência e anos de SPORTING - no fundo símbolos do clube - para poderem transmitir aos mais novos o que é jogar neste maravilhoso clube. Este tipo de jogadores só deve abandonar o grupo de trabalho quando for descoberto no seio deste algum jogador capaz de desenvolver o mesmo trabalho com a mesma qualidade.
Por outro lado desejo, que o novo administrador da SAD traga para o comando da nova equipa tecnica um nome com provas dadas que nos possa fazer sonhar, que empolgue toda a massa associativa e que traga a felicidade ao rostos dos sócios e jogadores leoninos.
FORÇA SPORTING! VENCE POR NÓS!
FB

A PROVOCAÇÃO (recebido por e-mail)

"Sou viciado na minha profissão, o Marketing, e ao contrário da maioria não aprecio futebol. Mas à minha maneira dei por mim a pensar no fenómeno.
Há dias, no Metro, vi um senhor com paralisia cerebral a coxear pelo cais fora, com a boca aberta e os olhos tortos, a mão suspensa junto ao peito e com um boné e uma t-shirt vermelha do benfica, que dizia "Ser do Benfica é ser Diferente!".
O que é uma grande mentira! Pois é, o mau marketing é característico do Benfica.
O SPORTING tem mais classe, tem cartazes que dizem "o regresso dos indomáveis" ao melhor estilo de hollywood e provavelmente alusivo às dificuldades do Peseiro em controlar o balneário da equipa. O Benfica tem o Media Market e o Fernando Mendes.
O SPORTING tem a Game Box. O Benfica o Kit Novo Sócio.
A claque do SPORTING chama-se Juve Leo, em latim erudito. A do Benfica chama-se NoNameBoys, o que é verdade, visto que a maior parte são ilegais ou marginais sem documentos. O único latim erudito que o Benfica tem está no logo (uma roda de bina com uma águia e muitas mais coisas) e num perfume que se chama "Unum"...
O SPORTING tem presidentes com curriculum, o Benfica tem presidentes com cadastro.
O estádio do SPORTING é uma obra do pós-modernismo, uma obra de autor. O do Benfica é uma uma 'cesta' vermelha grande que baste para acomodar o numeroso povão.
O ídolo do SPORTING chama-se Sá Pinto. O do Benfica chama-se Mantorras. Os adeptos do SPORTING pronunciam esMãn-tora logo seguido de uma gargalhadinhaamarga. Os Benfiquistas pronunciam "VaiMantooooôrras... VAI, VAI! VAI CAR*****! Ahhh!!! F***-se".
Os cânticos do SPORTING são coisas em francês, cheias de allez, como "Todo o estádio a cantar, todo estádio a dançar, lá lá lá lá lá allez Sporting allez, allez Sporting Allez, só eu sei, porque não fico em casa..." Os do Benfica são " S.L.Bêeee. S.L.Bêeee S.L.B. S.L.B. S.L.B.Golrioso S.L.Bêee Glorioooso SLBêee" ou então "BENFICA *tum tum tumtum* BENFICA *tum tum tumTum* BENFICA"
Conclusão: A comunicação do SPORTING é muito superior ao produto! No Benfica a comunicação é muito fraca, mas suficiente para o segmento-alvo!"

8.10.05

ARBITRAGENS

Arbitragens tendenciosas influenciaram os resultados desta semana:

PORTO-MARITIMO

Penalti não assinalado a favor do Maritimo e golo mal anulado. Seria o 2-0, tornando a reviravolta muito mais difícil para Porto. Já na segunda parte, Sergipano cospe Ricardo Costa, mas foi expulso uns minutos mais tarde, devido a uma propositada entrada às pernas, totalmente fora de tempo. Se o árbitro tivesse julgado bem estes lances, provavelmente o Maritimo teria mesmo ficado com os três pontos na Madeira.

SPORTING-PAÇOS DE FERREIRA

Começo pela análise a um lance que passou despercebido a toda a gente: o primeiro golo do Paços, surge de um livre que o árbitro manda repetir, em seu enteder, por João Moutinho ter saído antes do tempo em corrida, para bloquear o remate do jogador contrário. Acontece que o Paços de Ferreira marcou o livre à maneira curta e João Moutinho foi muito rápido a sair ao lance, bloqueando a bola a uns bons 4/5 metros do local onde foi batido o livre. Nada de extraordinário... Saiu à distância regulamentar, pelo que árbitro não deveria ter indicado a repetição do livre. O Paços não marcaria o prmiero golo nesse lance. Intrigante é o facto de não ter sido mostrada qualquer repetição do lance.
Com o resultado em 1-0, Polga comete falta dentro da área. Penalti por assinalar. Paços prejudicado neste lance.
Com a primeira parte no seu fim, penalti na área do Paços, que o árbitro não marca. Compensou o erro do penalti na área contrária. No entanto, é importante frisar, que desse lance, surgiu um contra ataque que deu o 2-0 aos nortenhos. Sporting claramente prejudicado.
Segunda parte: os jogadores do Paços de Ferreira usaram e abusaram da falta, mas os cartões eram mostrados aos jogadores leoninos. Inacreditável o lance em que Liedson fica com os calções rasgados e, sem que seja sancionada qualquer falta, tem que estar 3 minutos de fora do campo à espera duma paragem, para poder reentrar.

BENFICA-VITÓRIA DE GUIMARÃES

Jogo sem casos, até à altura em que Petit faz falta para cartão vermelho, que o árbitro não mostra. 1-1 era o resultado na altura. O Guimarães, não só não fica em superioridade numérica, como perde o seu melhor elemento (Targino), lesionado, após a entrada de Petit.
Perto do final do desafio, já com o resultado em 2-1 a fovor dos encarnados, Medeiros pisa Petit, lance que passou despercebido ao árbitro, que teria de expulsar o vimaranense.
Falou-se em compensação... Não se pode ser tendencioso a esse ponto. O Benfica foi claramente beneficiado, porque chegou ao 2-1, quando devia estar a jogar 10 contra 11.
Espera-se castigo a Petit e a Medeiros.
BG

6.10.05

Possiveis justificações

Eu acho que a razão de já termos falhado em dois objectivos (primeiro a entrada na Liga dos Campeões e depois na Taça UEFA) se justifica em parte com as varias alterações no plantel para este ano e o numero de lesões que nos têm afectado. Não é normal, não é aceitavel!
Edson mais uma vez lesionado?? Creio que é azar a mais... E depois com as várias alterações no plantel deixamos de ter um modo de jogo e isso tem-nos prejudicado em alguns jogos.
O SPORTING não está bem e esta semana de selecção espero que seja benéfica para nós e consigamos uma bela exibiçao contra a Académica e que os jogadores e o próprio treinador sintam o nosso apoio. O Peseiro não deixou de ser o treinador que mostrou q saber ser.
No campeonato não estamos assim tão mal e vamos saber reagir a este "crise".
Vamos fazer o SPORTING Campeão!
PS: surgiu-me aos ouvidos uma possibilidade das fracas exibições do sporting serem alguns problemas com os ordenados dos jogadores. Espera-se que sejam so boatos...

CP

5.10.05

TEMPOS CONTURBADOS

Não podendo seguir o dia a dia do nosso clube de tão perto visto estar a viver, momentaneamente, na Eslovénia e nem sempre ser fácil conseguir acesso a Internet para ler jornais e saber noticias e para conseguir exprimir a minha opinião no blog, julgo poder agora ter algum tempo para me pronunciar sobre aquilo que me parece se tem vindo a passar lá para os lados de Alvalade.


Tem sido muito agitados os últimos dias do nosso SPORTING. Principalmente motivados pelas piores exibições e resultados da equipa de sénior de futebol – a grande paixão de maioria dos associados – mas também por muitas atitudes dos corpos dirigentes do clube.


Tudo começou no jogo da 4ª jornada da 1ª Divisão do Campeonato Nacional na deslocação à Madeira ao terreno do Nacional. Foi um jogo que não pude assistir nem ouvir o relato mas o colega de blog BG fez o favor de me ir relatando o jogo via SMS quase minuto a minuto com a qualidade que só ele sabe fazer. A derrota por 2-1 foi o resultado final, sendo que no final ficou a sensação de um jogo muito mal perdido e num estádio onde é importantíssimo ganhar pontos!
Na jornada seguinte o SPORTING defrontou o Vitória de Setúbal no Estádio José Alvalade onde os sadinos cedo ficou reduzido a 10 jogadores. O golo aos 30 minutos de Deivid veio trazer alguma justiça ao resultado, mas o depois o SPORTING a jogar contra 10 foi incapaz de mostrar todo o seu futebol e foram mesmo os sadinos que produziram melhor futebol e mereciam sair de Lisboa com algo mais do que a derrota. Quase no final do encontro José Peseiro teve mais uma das suas brilhantes decisões no banco de suplente e tirou o avançado Liedson para colocar o defesa central Beto. O chefe da equipa técnica foi amplamente vaiado e o avançado brasileiro rubricou mais uma atitude de indisciplina que já ultrapassam largamente o tolerável.


O jogo seguinte que se disputou na passada 5ª feira frente ao Halmstad para a primeira ronda da Taça UEFA era muito importante por diversas razões: - entrada na fase de grupos da Taça UEFA e consequentes 4 jogos na Europa com enormes possibilidades para seguir em frente devido ao nosso coeficiente europeu; - retorno financeiro da participação europeia; - continuar a mostrar o nosso clube na Europa bem como consolidar o nosso nome no mundo dando continuidade à excelente participação do ano passado; - motivação de jogadores e adeptos; etc
O jogo acabou com uma derrota e com o afastamento do SPORTING da Europa. Foi um jogo complicado com muitas reviravoltas no resultado mas onde o SPORTING nunca se afirmou e mostrou vontade de ganhar.


Durante a semana anterior a este jogo, e quando se aproximava um jogo importantíssimo para o futuro do SPORTING – o jogo de apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA – José Peseiro veio dizer que possuía crédito perante o SPORTING e o adeptos leoninos devido aos feitos conseguidos na época passada. De facto José Peseiro não tem qualquer crédito perante algum dos referidos devedores pois ele é pago para trabalhar bem pelo SPORTING com o dinheiro dos sócios leoninos. As grandes bóias de salvação do treinador leonino para se manter à frente da equipa técnica para a presente temporada eram a qualidade do futebol jogado que a todos entusiasmava (mesmo quando os resultados não eram os melhores) e a chegada à final da Taça UEFA que, como todos se lembram, se disputou no nosso Estádio José Alvalade.
Parece no entanto que estas duas razões que fizeram com que não houvesse grande pressão por parte dos adeptos leoninos, mas principalmente por parte das claques que como se sabe, infelizmente, parece que tem poderes maiores do que os desejáveis para a mudança de treinador, já não servem de nada a José Peseiro pois o SPORTING foi eliminado da Taça UEFA por um modesto Halmstad e a qualidade do futebol decaiu largamente, pois como se costuma dizer "sem ovos não há omeletes" e com as saídas dos jogadores mais talentosos do plantel: Pedro Barbosa, Hugo Viana, Rui Jorge e Fábio Rochemback.


Depois da derrota com o Halmstad realizou-se a Assembleia Geral, que ao contrário dos últimos tempos, teve alguma controvérsia. De facto, um dos assuntos principais da noite era o aumento da quota mensal o que logo por si era um assunto polémico e que na minha opinião não se justificava tal medida pois o valor já é elevado o suficiente e não é com acrécismos constantes das quotas que se vai conseguir aumentar o número de sócios apesar desta medida representar um aumento da receita mensal em quase 10% o que apenas iria servir para pagar a dívidas do clube e não para melhorar os activos deste, facto muito importante na relação com os sócios!
A presença de Luís Duque e Dias Ferreira representou uma lufada de ar fresco na pacata actividade que costumam ser as assembleias. Estes dois falados candidatos à presidência do clube foram bastante apoiados pelos presentes e foi mesmo o facto de ter sido negada a palavra ao ex-presidente da SAD sportinguista que fez exaltar os ânimos dos elementos das claques presentes na sala e que transformou a AG em algo parecido com o habitual do outro lado da segunda circular.


Tem-se então vivido tempo negros e conturbados para os lados de Alvalade que mais logo à noite se desloca a Paços de Ferreira para defrontar o clube local naquela que poderá ser a cartada decisiva na presença de José Peseiro à frente dos destinos da equipa sportinguista. Uma exibição ou resultado menos conseguido e penso que o treinador leonino não terá outra hipótese que não seja apresentar a sua demissão do cargo não pelo facto de não ter qualidade para treinar (nos dias de treino) uma equipa como a do SPORTING mas por não ter condições para continuar a liderar este grupo de jogadores, por não saber lidar com a pressão que o seu lugar a isso obriga e por não saber liderar a equipa a partir do banco de suplentes. Sempre defendi a presença de José Peseiro à frente da equipa técnica por gostar bastante do trabalho que apresenta durante a semana mas nunca fui grande admirador das suas qualidades no banco de suplentes e das suas atitudes e reacções aos acontecimentos quer dentro quer fora do terreno de jogo.


Contudo, apesar de ser absolutamente contra as chamadas "chicotadas psicológicas" penso que independentement do resultado de mais logo o melhor caminho a seguir será o afastamento de José Peseiro do cargo e a contratação de um novo técnico com potencial para liderar o grupo – qualidade mais necessária para ter sucesso como treinador de futebol - para levar o nosso clube ao título e trazer felicidade aos rostos dos adeptos e sócios leoninos.
É claro que isto tudo é… A BEM DO SPORTING!!


FB


PS: Por motivos de ordem técnica (falta de acesso à Internet) este post só foi publicado depois da derrota contra o Paços de Ferreira mas dou a minha palavra de Leão que foi 100% escrito na tarde que antecedeu esse jogo! Acredite que quiser…

4.10.05

Paços de Ferreira 3 Sporting 0

Jogo paupérrimo do Sporting. Pobres dos adeptos que se deslocaram propositadamente de Lisboa, para assistir a mais uma triste exibição do Sporting, que acabou esmagado pelo Paços, por contundentes três bolas a zero. Da bancada verde saiu mais um petardo. Desta vez para atrair a atenção da equipa para a tarja, que espelha o sentimento da maior parte dos adeptos leoninos em relação à sua equipa de futebol... "VERGONHA SÃO VOCES!".


Não acho que estes jogadores sejam uma vergonha individualmente. Penso que vão lutando (a maior parte deles), mas que há coisas que não podem passar ao lado de ninguém, como a falta de ajuda defensiva dos extremos aos laterais, que dificulta a acção destes últimos e convida as equipas contrárias a apostarem no ataque pelas alas, o que irremediavelmente causa muito perigo para a nossa baliza. Um outro problema prende-se com a falta de fio de jogo. Este meio campo não tem classe! Está mais equilibrado com Custódio. Mas nota-se a falta de um Barbosa (que este ano terá que ser, sem qualquer dúvida, Carlos Martins), que desequilibre com o seu génio e pegue no jogo quando a equipa mais precisa dele. O ataque, na minha opinião, tem que estar entregue a dois jogadores: Liedson e Douala, sendo Sá Pinto usado um pouco mais recuado. Liedson porque resolve, Douala porque é aquele que mais desequilibra com a sua velocidade e Sá Pinto, porque luta até à exaustão e é um líder dentro de campo. A equipa tem sido fustigada por muitas lesões, mas estas não podem ser desculpa para estes resultados ou estas exibições, nada condizentes com o Sporting Clube de Portugal. Se um jogador faz parte deste plantel, é porque tem qualidade para que isso aconteça, mas está-se a provar o contrário com muitos destes jogadores...


Ricardo está de regresso à baliza, depois da lesão de Nélson (imagino a sua infelicidade neste momento).


A Polga, coube a ingrata tarefa de tapar o flanco esquerdo. Ele nem o centro, quanto mais a esquerda... Ficou visto que não tem posicionamento nem velocidade para esta posição!


Custódio regressou à equipa. Excelentes notícias para Peseiro, que passa contar com uma pedra chave para equilibrar o meio campo.


Liedson tem passado à margem dos jogos. No entanto, acredito que vai regressar aos golos após esta pararem do campeonato. Será esta, por ventura, uma boa altura para ser feita uma renovação com o brasileiro...


O Paços de Ferreira mereceu ganhar. Quanto ao Sporting: Melhores dias virão...


BG

2.10.05

Declaração de Rui Meireles

O presidente da SAD, a propósito do mau momento da equipa de futebol, afirmou à imprensa:

«No Sporting os treinadores não caem em função dos resultados, já o demonstrámos nos últimos anos e vamos continuar a demonstrá-lo»

Se José Peseiro continuar a ser boa pessoa, pelos vistos por lá vai ficando...
Ridículo. Boa oportunidade para permanecer em silêncio.
BG

Descalabro de 0 a 10

Nelson (4) - Mal batido no 3º golo e saida disparatada no 2º, a levar a eliminatória para prolongamento. De resto, uma defesa mais apertada e pouco trabalho no restante da partida.

Miguel Garcia (6) - Não foi por culpa dele que os suecos ganharam em alvalade. Mostrou-se muito voluntarioso no apoio ao ataque e não esteve mal a defender. Correu muito, recuperando rapidamente posição, pedois das suas incursões. O menos mau.

Beto (5) - Um jogo nervoso, com um ou outro erro...

Polga (4) - O homem das paragens cerebrais. Não se pode confiar num defesa que tanto faz exibições impecáveis, limpando tudo quanto há para limpar, como tem distracções que oferecem jogos aos adversários, como aconteceu contra o Halmstad.

Paíto (4) - É muito rápido, mas não sabe defender e os seus cruzamentos sairam invariavelmente ou para a bancada, ou rasteiros. Foi pelo seu lado que os suecos foram criando desequilíbrios.

Luis Loureiro (4) - Praticamente não ganhou bolas. Tentou uma outra abertura longa, sem sucesso. Exibição nervosa, com muitos passes errados.

João Moutinho (6) - Muito esforçado... Soube por a equipa a jogar e ainda foi quem mais defendeu no meio campo. Ainda assim, alguns passes errados que causaram algum perigo nos posteriores contra-ataques.

João Alves (5) - O jogo passou muito por ele, mas ele continua a lateralizar demais, com falta de ideias para impulsionar a equipa para a frente.

Wender (5) - Grande golo. De resto pouco existiu. Não ajudou na defesa, deixando Paíto em apuros. Incursões para o meio foram inúmeras, quase nunca indo à linha, como se pede a um flanqueador.

Douala (6) - Quando teve espaço criou alguns desequilírios. Não foram muitas vezes, mas contínua a ser o melhor do nosso ataque.

Deivid (3) - Andou por todo o lado menos pela frente que é onde deveria estar todo o tempo, visto o Sporting jogar apenas com um ponta de lança. O pior da equipa.

Custódio (4) - Alguns passes errados, mas mais músculo para o meio campo. De saudar o regresso do trinco.

Pinilla (4) - Grande remate à barra. No pouco tempo que esteve em campo fez muito mais que Deivid. Pedia-se a sua entrada mais cedo.

Varela (-) - Lançado por Peseiro para tentar virar a eliminatória já no final, nada acrescentou ao ataque.

BG

Adeus Uefa!

Foram cerca de 14.000 os espectadores que se deslocaram a Alvalade na 5ª feira à noite, para assistir ao último jogo do calendário da 2ª mão desta primeira eliminatória da Taça Uefa. Bem cedo se percebeu que seria um mau jogo e que, a jogar da forma como o fez, o Sporting teria dificuldades em ultrapassar este adversário, que marcou bem cedo.

As asneiras de Polga foram mais que muitas e Nélson não esteve em noite feliz na baliza. Mais à frente, Luis Loureiro perdia o meio campo para esta fraquinha equipa sueca e um João Moutinho muito batalhador não chegava para as encomendas de ter que defender tudo e ainda levar a equipa para a frente, novamente por falta de inspiração de João Alves. Douala, a espaços, criava alguns desequilibrios nos flancos, contrastando com Wender, que apesar do grande golo nunca desequilibrou, sendo completamente inconsequente com as suas deambulações para o centro que só afunilavam - atrevo-me mesmo a dizer que este recem-chegado tem a mania que é vedeta, tal a forma como desiste dos lances e pelo que deveria defender mas não defende. De Deivid, não há nada a dizer, porque a sua actuação foi praticamente inexistente, vendo-se muitas vezes em terrenos que não são os seus com toda a certeza.
Ainda se chegou a ver Tonel saltar do banco, em mais uma substituição incompreensível da parte de José Peseiro, mas o Halmstad fez o 3-2 e o ribatejano voltou atrás com a decisão, fazendo entrar Silvestre Varela. (Sabe-se lá quem iria sair para dar lugar ao defesa central)

Provou-se que Polga não tem lugar a titular, que o defesa esquerdo será o Éder quando recuperar, que Miguel Garcia é um substituto à altura de Rogério, que há uma enorme falta de ideias no meio campo e, fundamentalmente, que a equipa precisa, e muito, de Liedson.
Venceram bem os suecos. Boa sorte para os futuros jogos europeus e boa sorte para o Vitória de Guimarães, única equipa portuguesa em prova, depois do descalabro de 5ª feira.
BG