25.10.06

LUTO

"Adeus craque do Centro Católico

José Aragão Pinto era um bom vivant que sabia cultivar as amizades. Isso ficou bem provado na enorme afluência de gente de bem que ontem fez questão de o acompanhar à última morada. Durante o velório e a missa de corpo presente deu para ver o quanto Aragão Pinto era querido. O universo sportinguista esteve representado a todos os níveis: de Alvalade e da Academia vieram todos, dirigentes e funcionários. Da equipa de futebol, Ricardo, Custódio, João Moutinho, Miguel Garcia e Tello, mais os ex-presidentes Sousa Cintra e Jorge Gonçalves, e as velhas glórias Lino, Hilário e Fernando Mendes. Mesmo os rivais Benfica e FC Porto fizeram representar-se: Seara Cardoso, João Salgado e Manuel Ribeiro pelas águias; Reinaldo Teles pelos dragões. Contudo, apesar da dimensão sportinguista do funeral, facto curioso prendeu-se com a presença emotiva de muitos amigos do Centro Católico (que com ele conviveram desde sempre), clube onde Aragão Pinto brilhou na adolescência como futebolista, cuja habilidade era reconhecida por muitos, como Sérgio Abrantes Mendes (por se encontrar em Nova Iorque não pôde estar presente no funeral), Rogério Beatriz, José Alberto, Francisco Costa, os irmãos Carlos Mário e Rui Sérgio Rito, Macieira Nery, Oliveira Martins, Diogo Gaspar Ferreira, Silva e Costa, Luís Eugénio e Brito (actual director do Atlético), todos ex-atletas com nome na modalidade (a equipa foi considerada a melhor dos campeonatos amadores, sem esquecer os desempenhos em ténis-de-mesa). «O Zé Aragão era um craque!», todos o afirmam ao recordarem os seus dotes futebolísticos como atacante exímio na finta e no drible. «Por vezes agarrava-se um pouco à bola, mas não havia outro como ele. Podia ter ido jogar para a Académica. Tirava um curso e jogava futebol. Não quis...», recordou o antigo companheiro Francisco Costa. Num dia triste para a família do Desporto foi bom ouvir este desfiar de recordações dos românticos dos anos 60, muitos seus amigos de infância. Aragão Pinto foi um apaixonado pelo futebol e pelo Sporting... mas craque no Centro Católico. "
in A Bola 25-10-2006

22.10.06

CONFRONTO DE LÍDERES

É hoje o grande dia. Sporting e Porto, as duas equipas mais fortes do campeonato medem forças em Alvalade pela liderança isolada do campeonato.

Olhando às duas equipas, não consigo dizer que há uma com claro favoritismo. Julgo que partimos um bocadinho à frente, por uma simples razão: jogamos em casa. O Porto vem moralizado de uma boa vitória sobre o Hamburgo. Nós, tivemos na 4ª feira um jogo muito complicado, que acabámos por perder de forma algo inglória e que pode desmoralizar a equipa. No entanto, clássico é um clássico e parece que nestas alturas, as equipas das quais se possam enventualmente esperar piores exibições por virem de maus resultados, se transcendem e acabam por lutar taco a taco, acabando muitas vezes por vencer.

Do nosso lado joga claramente um factor muito importante: o público! Tem sido incansável no apoio à equipa! Vamos fazer de alvalade o tal «vulcão em erupção»... à chuva! Espero que isso não afaste muita gente... Por outro lado o Porto jogará sem Anderson, o seu melhor jogador. Vai certamente fazer falta, mas o plantel tem outros muito bons e estou a lembrar-me do Jorginho e dos estragos que fez no ano passado! Apanharemos também pela frente um Hélder Postiga, avançado que muito admiro, numa forma excepcional, capaz de causar estragos em qualquer defesa.

O Porto tem a seu favor mais um dia de descanso e volto a frisar a falta de pernas que tivemos nos últimos 20minutos na 4ª feira. Por outro lado não conta pela frente com o Super-Liedson de outras épocas. Espero que se agigante hoje e volte à forma que o caracteriza, com a luta habitual e golos!

Queremos e merecemos a liderança!

BG

SEM LOTAÇÃO ESGOTADA

Finalmente vejo um jogo grande, onde a imprensa desportiva não desata a dizer que a lotação está esgotada nos dias imediatamente antes. O que acaba sempre por acontecer, são os estádios com muitos lugares vagos, o que tira colorido e emoção à festa.

Parece que aprenderam que essa contra-informação só afasta pessoas do estádio, pois há muita gente que não arrisca sair de casa para comprar bilhete no próprio dia e esbarrar com o nariz na porta. Hoje a imprensa destaca que não está prevista casa cheia, restando ainda cerca de 8.000 bilhetes para o SPORTING-Porto.
BG

NÃO MERECIAMOS

Não mereciamos tamanha sorte esta quinta feira! A derrota veio complicar muito as contas no apuramento! O grupo ficou uma salganhada cá para baixo. Irão ser umas contas muito típicas do nosso país... No topo, Bayern segue «sossegadamente» na sua caminhada rumo aos oitavos.

Frente a um fortísssimo Bayern, entrámos desinibidos e com vontade de pegar no jogo. Os primeiros 5 minutos foram quase sempre jogados no meio campo alemão, embora sem claras ocasiões de perigo. O pior veio depois. Dos 5 aos 20 minutos, o Bayern pegou no jogo. Nesse período assistiu-se a um completo desnorte defensivo por parte dos leões. Um golo de Schweinsteiger, que Ricardo tão bem conhecia do mundial, chegou para fixar o resultado final. Nessa fase, os alemães poderiam inclusivamente ter marcado em mais uma ou duas ocasiões. Mostraram a terrível eficácia do futebol do seu país. Quando podiam, não estavam com meias medidas, rematavam! Ou não fosse a rematar que se fazem os golos

A partir daqui e até ao fim, só deu Sporting! Moutinho e Carlos Martins, deram o mote e empurraram os alemães para dentro da sua área. Por diversas vezes o perigo rondou a baliza de Oliver Kahn, sem que o Sporting conseguisse o empate. Liedson, num fantástico remate à meia volta, viu o guarda redes alemão negar-lhe o golo com uma defesa espectacular, provando porque é considerado um dos melhores (senão o melhor) do mundo a defender debaixo dos postes. Carlos Martins de fora da área, num remate interceptado, ou Alecsandro, de cabeça não tiveram melhor sorte. Os cantos sucediam-se em bom número! Era uma altura de grande pressing da nossa equipa! O intervalo chegou e justificava-se pelo menos um empate.

Na segunda parte, Paulo Bento deixou nos balneários Carlos Martins, fazendo entrar o irrequieto Yannick Djaló. Entrou muito bem no jogo, criando vários desequilíbrios em sucessivos slaloms e diagonais. Numa dessas arrancadas, tirou o segundo amarelo ao autor do golo bávaro, tal como tinha feito pelos sub-21 frente à Rússia. Ao contrário da selecção, o Sporting não soube aproveitar.

Depois da expulsão, voltámos a carregar... sem resultado: Mais uma série de cantos, que não serviram para bater a muralha alemã; Tello ia tentando de longe e, num livre, enviou uma bomba que Kahn defendeu por instinto; Djaló foi autor de uma fabulosa jogada individual, onde apenas faltou força para rematar e Polga quase marcava pela primeira vez de leão ao peito, rematando ao poste, numa jogada de insistência após canto.

Nos últimos 20 minutos, notou-se falta de alguém que organizasse o jogo e tivesse ideias. Continuámos a ter quase sempre a bola em nosso poder, mas o jogo era lateralizado e foi-se notando clara falta de pernas na jovem equipa, ainda muito verde nestas andanças da elite do futebol europeu. O Bayern mostrava-se muito sólido. Pagámos a factura de termos pegado de forma tão intensa no jogo e da falta de experiência. Ninguém queria ter a bola. Com o jogo já muito partido, era dar para o lado à espera que alguém resolvesse...

Polga, Tello e principalmente Moutinho foram os melhores leões em campo.

Esperamos melhor resultado na deslocação a Munique! Não custa sonhar...

BG

18.10.06

OLHOS NA LIDERANÇA

Imitar o que o FCP fez hoje e dar uma lição nos alemães é o nosso objectivo para amanhã. A tarefa não se afigura nada fácil, mas é exequível... Pela frente teremos o fortíssimo Bayern de Munique, que em muito pouco se assemelha ao Hamburgo.

Mal soube do sorteio, achei que este seria o nosso jogo mais complicado. No entanto, graças aos bons resultados conseguidos, a missão não é tão complicada, ou pelo menos tão decisiva... No entanto, não deixa de ser, em minha opinião, a mais difícil partida das seis que teremos de enfrentar na fase de grupos! Ainda para mais, nunca ganhámos a uma equipa alemã nas competições europeias. Estatísticas... Também nunca tinhamos sequer empatado com nenhuma russa, nem ganho, ou mesmo marcado marcado um golo ao Inter em jogos oficias ou não oficiais. Já que estamos em ano de quebrar estes números, quem sabe amanhã não cometemos mais uma façanha do género...

Espero que o mau tempo não afaste público de Alvalade! Temos de acorrer em peso para apoiar a equipa e moralizá-la mais ainda, num jogo que nos poderá dar a liderança do grupo!

É meu desejo que a equipa que amanhã subir ao relvado seja a seguinte: Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Veloso, Moutinho, Nani e Martins; Alecsandro e Liedson.

Todos a Alvalade!

BG

17.10.06

DILÚVIO

Continuando a história do nosso Domingo, depois do andebol, lá seguimos rumo ao Estoril. Pensámos que iamos deixar o carro muito longe, pelo que fomos bastante cedo, para não evitar confusões e porque não havia grande coisa a fazer. Chegámos com imensa antecedência e sentámo-nos durante cerca de hora e meia à conversa numa paragem de autocarro a ver a chuva e os relampagos lá ao fundo.

Cerca de 20 minutos antes do jogo resolvemos entrar. Ficámos em pé, o que é menos desagradável com um tempo daqueles.

No relvado, os jogadores iam fazendo o que podiam, com a bola a fugir sempre que batia no chao. Muito complicado! Assistimos a muitos passes falhados, futebol confuso e carrinhos com jogadores (regra geral do Estrela) a deslizarem vários metros antes de pararem (geralmente esbarrando nas pernas de um sportinguista - Moutinho e Nani foram os mais castigados). Olegário Benquerença teve uma arbitragem desastrosa, no entanto, para sua sorte, o jogo não teve lances decisivos, pois foi muito jogado a meio campo. Fica a marcar a noite a entrada de Tony sobre Moutinho, merecedora de expulsão directa e que o juiz resolveu sancionar ao contrário. Patético!

Graças a Deus Tonel marcou. Voltou a ser decisivo! Boa cabeçada do nosso central, numa altura em que o Estrela até procurava equilibrar a partida. Veio no momento certo, em cima do intervalo.

Na segunda parte, Carlos Martins deu outro perfume ao futebol leonino, perante um Estrela que pouco ou nada fez. Esperamos que o nº10 esteja a preparar grandes momentos... Pela regularidade demontrada e pela quantidade de faltas sofridas e bolas recuperadas, considero João Moutinho o melhor em campo.

Foram várias horas em que nunca parou de chover. Particularmente no fim do jogo, o que acontecia era um perfeito dilúvio. Bravos os adeptos que não arredaram pé, sendo que outros, certamente menos sofredores com o seu clube, saiam do recinto decorridos ainda estavam apenas 20 minutos. De notar nas bancadas a presença de um forte contingente policial: a policia de choque, sempre atentos e prontos a intervir e a GNR, sempre com as suas fardas impecáveis e enxutas, fazendo com permanentes entradas (quando a chuva acalmava) e saidas (quando caia com mais força).

Apanhámos uma verdadeira molha. A maior da minha vida! O Francisco parecia um pintainho... Escorria por tudo quanto era lado. Eu, graças a Deus, tive a brilhante ideia de levar uma capa que comprara numa deslocação às Antas, para ver o Porto-Lázio, numa noite onde até granizo choveu (mas volto a frizar que a maoir molha da minha vida foi ontem). No entanto, levei uns ténis de pano e cheios de buracos. Que esperteza... Tinha os pés ensopados e o resto do corpo, apesar da capa, também não escapou completamente ao poder das águas. Termino dizendo para se tranquilizarem, pois encontramo-nos os dois de plena saúde e hoje pudemos cumprir os nossos deveres profissionais (FB) e académicos (eu), sem febres ou constipações. Casa, banho quente e pijama de flanela...

BG - Uma saudação especial aos que lá foram

16.10.06

MÁXIMA

Estamos sempre convosco!

Estamos sempre convosco!
Estamos sempre convosco,
Faça chuva ou faça sol...
FB

DOMINGO DESPORTIVO

Apesar de ter faltado à minha missão matinal de atletismo no Jamor, poucos minutos faltavam para as 4h da tarde e lá me montei eu na bicicleta, rumo ao Pavilhão do Casal Vistoso para assitir ao encontro relativo à 6ª jornada do Nacional de andebol, entre o nosso SPORTING e o Belenenses, líder da competição.

Moro bem perto do Pavilhão, mas confesso que nunca tinha ido assistir a uma partida de andebol. Fiquei muito bem impressionado com tudo. Nas bancadas, mais de três centenas adeptos dos dois emblemas iam puxando pelas suas cores, o que criava um belo ambiente com todo o eco do pavilhão. Uns minutos depois, o meu amigo Francisco Beirão (FB)chegava, juntando-se nesta jornada de apoio ao Sporting.

Tivemos o prazer de assistir a belo espectaculo, onde os nossos leões foram sempre superiores. Impusemos a primeira derrota aos azuis do Restelo (29-26), somos agora sétimos classificados e a secção de Andebol ganhou mais dois fãs. Não custa apoiar a nossa equipa, tanto mais que o pavilhão é numa zona bastante central da cidade e a entrada é gratuita.

A classificação pode ser encontrada aqui.

Na próxima jornada, a equipa desloca-se a Braga para enfrentar o Académico local. O ABC poderá por essas alturas ser o novo líder, ja que a meio desta semana terá um jogo que havia sido adiado da 4ª jornada, frente à equipa do ISAVE.

Esperamos que esse factor constitua um acréscimo de força aos nossos jogadores, que já se viu que se dão bem nos confrontos com líderes.

BG - O Sporting e o seu ecletismo.

15.10.06

RELVADO

Ontem ao final da tarde desloquei-me, na companhia de BG, grande amigo de todas as aventuras desportivas, à cidade da Amadora para adquirir bilhetes para o jogo de hoje que opõe o Estrela local ao nosso SPORTING. Fomos ontem com receio que os bilhetes esgotassem, uma vez que era público que o jogo se iria desputar na amoreira, campo do Estoril-Praia, que apenas tem capacidade para 5.000 pessoas, em detrimento das 12.630 do campo da reboleira e que o actual momento da nossa equipa de futebol, bem como a localização do jogo bem perto da cidade de Lisboa devem servir como catalizadores para que se assista a uma boa casa.
Garanto que ontem, já perto das 18h, o novo relvado ainda não estava todo colocado, sendo motivo de curiosidade para os habitantes locais, que nas bancadas do feio estádio do Estrela da Amadora assistiam com grande orgulho, à instalação da nova malha verde.
É com natural espanto que leio hoje as declarações do presidente do Estrela ao afirmar que o relvado do jogo estava colocado a tempo e que não havia motivos para a alteração no local do jogo. Alguém acredita que o relvado acabado de colocar ontem estaria em condições para alguém jogar futebol hoje? Nnguém se lembra do que aconteceu, no nosso próprio estádio, no primeiro jogo depois de colocado o primeiro relvado e se ter jogado logo passado uns dias?
Destes dirigentes do futebol português já nada me espanta... se calhar o Estrela deveria era ter colocado um relvado sintético, à semelhança do Spartak Moskva!
FB
PS - Não percam hoje no Estádio Nacional, Bernardo Garcia (BG) versus Francis Obikwelu numa emocionante corrida de grande arrojo, audácia e coragem do atleta português contra o gigante radicado em Portugal.

11.10.06

SUB 21

Brilhante a reviravolta ocorrida hoje em Gaia, depois da derrota por 4-1 na Rússia, 6ª Feira passada. O 3-0 era o que se pedia e muito poucos eram aqueles que acreditavam. Porém, os nossos bravos nunca deixaram de acreditar.

No descalabro da semana passada, João Moutinho destacou-se claramente como o melhor português e o seu passe de calcanhar para Paulo Machado foi soberbo. Veloso, tal como o resto da defesa, não esteve bem, tendo enormes dificuldades em segurar o seu adversário directo. Djaló e Varela pouco conseguiram fazer, tendo ambos entrado na segunda parte.

No jogo de hoje, Moutinho e Djaló rubricaram grandes exibições, tendo ambos contribuindo com um golo cada para a caminhada vitoriosa de Portugal. O avançado foi um quebra cabeças com a sua velocidade constante, tendo «tirado» um vermelho decisivo a um seu adversário, quando fazia mais uma das suas arrancadas rumo à área contrária. Acabou por marcar um belo golo de cabeça. O capitão é o verdadeiro líder da equipa. Marcou com classe a grande penalidade e todo o jogo nacional passa pelos sues pés. Ao mesmo tempo, dá uma estabilidade defensiva como poucos, devido ao seu posicionamento e capacidade de sacrifício (enorme pulmão). Varela lutou muito e ajudou na frente, embora o jogo não lhe tenha corrido de feição. Quanto a Veloso hoje mostrou mais uma vez o seu desejo por participar no jogo. A sua vontade de ter a bola e de fazer parte de todas as jogadas nota-se a milhas. A defesa esquerdo o jogo não lhe correu muito bem. Melhorou e muito quando passou para a o miolo. Julgo ser no meio a posição onde será mais útil, até porque, mesmo quando está na lateral, tem alguma tendência a procurar outros terrenos mais ao centro, o que acaba por causar desequilibrios.

Todos estão de parabéns! Vamos trabalhar por um bom europeu!

BG

9.10.06

À ATENÇÃO DA IMPRENSA

Ultrapassado que está o assunto Liedson, as atenções dos media centram-se agora completamente em Nani, que se tem revelado decisivo no arranque de época. Não há agora dia que não se fale em mais um colosso europeu interessado no concurso.

Até se lembrarem doutra coisa que dizer, Real Madrid, Valência, Barcelona, Inter, Milan e Manchester United, são para já os candidatos à compra do jovem.

Enquanto isso, fala-se da renovação do vínculo com o Sporting, aumentando-se em mais 5 milhões de euros a clausula de rescisão (passará a 25 milhões).
BG

4.10.06

COLADOS

Depois de vitória tranquila, onde nunca esteve em causa a superioridade do SPORTING, e beneficiando de uma derrota do Porto em Braga, às mãos do Sporting local, estamos agora com os mesmos 12 pontos do campeão nacional.

Nani, Caneira e Liedson foram os melhores leões, numa noite em que o Levezinho se reencontrou com os golos, marcando de grande penalidade. Aliás, o 31 só não marcou por mais vezes, porque na baliza da União esteve um inspiradissimo Fernando.

Este regresso do brasileiro aos golos teve o condão de calar a imprensa em relação às suas prestações e da ausência de golos.

BG