29.11.06

MUITO CÓMICO!

Vale a pena dar uma vista de olhos na acesa discussão levada a cabo pelos leitores do Record on-line acerca da velocidade do livre do Ronny!

Repare na quantidade de especialistas em física existentes neste país. Há opiniões para todos os gostos! 100km/h, 200km/h, 444km/h. Há até quem diga que a bola vai aumentando a velocidade à medida que se aproxima da baliza.

Uma pequena chamda de atenção feita por um dos leitores/comentadores desta notícia, que me fez reparar num pormenor da escrita do jornalista. Brilhante! «O cálculo tem como base não só o tempo que a bola demorou a chegar à baliza (28 centésimos de segundo) como a distância percorrida (16,5 metros).». Digo eu que nem Einstein conseguiria calcular doutra forma a velocidade de alguma coisa em km/h, sem ter por base estas variáveis.

Espero que os elementos do Gato Fedorento sejam leitores do Record. Têm pano para mangas com esta notícia e os seus comentários!

Veja com os seus próprios olhos aqui.

BG

DE LIVRE, FINALMENTE

A avaliar por estas duas últimas jornadas, estamos a acabar com um problema preocupante que vem de há já muito tempo: a falta de livres directos que decidam jogos!

Tello e Ronny, em jeito e com uma bomba indefensável, asseguraram 6 pontos em duas deslocações difíceis. Foram os únicos golos do Sporting nestes dois jogos. Decidimos de uma forma moderna, mas que no nosso clube não acontecia há muito tempo.

Longe vão os tempos em que Balakov, Simão Sabrosa (o rapaz, não o homem ordinário, em que agora se tornou), ou André Cruz resolviam os jogos a nosso favor, através de um remate de génio.

Desde a altura do brasileiro para cá, muito raramente temos jogos resolvidos desta forma. Beto, Pedro Barbosa, Hugo Viana, Tello ou Carlos Martins, esporadicamente lá marcavam um golo ou outro desta forma.

Espero que seja uma fase para continuar. Fará as outras equipas terem mais medo de cometer faltas perto da sua grande área.

Eu sou defensor do uso do remate directo em grande parte dos casos quando estamos a menos de 35 metros da baliza contrária. Sou-o da mesma forma que defendo que o canto deve ser cobrado (quase) sempre para a frente da baliza de primeira. Digo quase, porque por vezes usar o canto curto pode causar surpresa na defensiva contrária. Mas, voltando aos livres... Rematando-se muito as probabilidades de golo aumentam. Pode surgir do próprio remate, numa recarga, pode surgir através de um desvio ou de uma emenda de um qualquer jogador, não interessa, desde que entre. Já diz o outro... não há golos feios!

Felizmente, no nosso plantel, há muita gente a rematar bem de longe, portanto soluções a este nível não faltam! Carlos Martins, Tello, Nani, Veloso, Paredes, Ronny ou Moutinho; Qualquer um destes é capaz de resolver um jogo num livre. Assim continue a ajudar-nos alguma sorte, que por vezes é necessária nestas ocasiões e que não tivemos durante muito tempo, porque a arte, essa eles têm-na!

BG

26.11.06

CICLO TERRÍVEL

O jogo com o Marítimo iniciou uma série de jogos muito dificeis que iremos ter pela frente até bem perto do Natal. O bom começo desta série não teve continuadade frente ao Inter na passada quarta feira. Naval, hoje na Figueira, Benfica, Spartak e Setúbal são os senhores que se seguem.

Vamos mostrar que estamos bem e vencer já hoje, esperando uma escorregadela do Porto no Restelo.

BG

22.11.06

EUROPA

Daqui a pouco mais de uma hora, a nossa equipa entra em campo em Milão para o que se avizinha uma jornada muito difícil. Depois de dois bons resultados conseguidos por Benfica e Porto na competição, cabe-nos a nós seguir na senda das vitórias rumo à próxima fase.

Muitos acham impossível, mas só um sportinguista sem alma poderá pensar dessa forma. Depois de lutarmos de igual para igual com o Bayern nos dois jogos (creio até que fomos superiores no conjunto dos 180min, faltando-nos uma ponta de sorte) e de praticamente banalizarmos o Inter, resta-nos acreditar que podemos conseguir um bom resultado. Note-se que quando digo bom resultado, falo de uma vitória, que põe a questão do apuramento apenas nas nossas mãos. Um empate não seria mau de todo, mas colocar-nos-ia dependentes de um Bayern que deverá realizar o último jogo a meio gás.

De qualquer forma, estão decorridos 70minutos do Spartak-Bayern e os alemães vencemm por 1-2, pelo que a Uefa é praticamente um dado garantido.

Em relação à equipa titular, espero que Paulo Bento utilize apenas um dos dois avançados disponíveis na equipa, porque nenhum deles aguenta mais de 60minutos. Um terá de entrar no 11 e o outro na 2ª parte para refrescar a frente da equipa, ao contrário do que a imprensa tem avançado nos últimos dias.

Quem me dera lá estar!

BG - Vamos fazer a vontade ao nosso fundador!

20.11.06

ANDEBOL

Esta modalidade, que tanto gosto me dá ver jogar, não nos vai correndo bem nestas últimas semanas... Além da dupla derrota que ditou o nosso afastamento da Taça das Taças, às mãos do Dínamo de Bucareste, também internamente as coisas não vão correndo da melhor forma. Ocupamos agora o 9º lugar depois do empate caseiro de hoje face ao São Bernardo (6º classificado).

A verdade é que depois da vitória ante o Belenenses, aliás única derrota dos azuis na prova, perdemos com ABC, Madeira SAD e (particularmente doloroso) Benfica, tendo a nossa equipa conseguido o referido empate hoje.

Quero salientar a falta de acerto nos lances de 7 metros frente aos romenos (10 remates falhados por Pedro Gama e Tiago da Silva), que muito contribuiu para este afastamento dos oitavos de final da prova. No entanto, a equipa romena tinha maior qualidade, quer física quer técnica, bem como um gigante de 2 metros na baliza que defendia tudo e mais alguma coisa, incluindo algumas tentativas algo absurdas de chapéu, por parte dos nossos jogadores.

Hoje a arbitragem resolveu dar de mão beijada o empate ao São Bernardo, com exclusões e expulsões directas de jogadores do Sporting em alturas cruciais. Destaque para Hugo Vaz que esteve em grande plano na baliza e para Tiago da Silva que foi o abono da equipa, revelando uma tranquilidade assinalável, apontando 6 dos 21 golos. Pela negativa destaco Ricardo Dias (o capitão não estava nos seus dias e falhou por 3 vezes situações de 1 para 0). Melhores dias para ele virão com certeza.

De referir que o Andebol da nossa equipa é outro quando Nuno Roque está em campo. A equipa ganha mais consistência defensiva e mais poder físico. O central, embora tapado por Pedro Gama, devia estar mais tempo em campo, nem que fosse noutra posição.

Esperam-se melhoras classificativas. Os jogos que aí se avizinham são bastante mais fáceis, mas a equipa terá de produzir um bocadinho mais.

BG

3.11.06

MUNIQUE

Para breve a reportagem do enviado especial do MUNDO SPORTING a terras alemãs...

FB