18.8.08

SPORTING 2 PORTO 0 - A 1ª JÁ CÁ CANTA!

Primeio troféu da época já mora em Alvalade. Pela primeira vez na história conquistamos a supertaça em dois anos consecutivos. O FC Porto foi novamente a vítima. 2-0 o resultado.

Desde cedo que se percebeu que a nossa equipa era a que mais lutava e procurava ganhar. Com uma exibição particularmente homogénea, enalteço fundamentalmente a condição fisíca. Excelente, principalmente tendo em conta que estamos a meio de Agosto. Quem sabe, este ano talvez possamos conseguir ombrear fisicamente com os gigantes da Champions após os primeiros 50/55 minutos...

Jogámos da seguinte forma:
Rui Patrício (8) - Tremideira completa quando tem de jogar com os pés. Intranquilo na primeira metade, abre a segunda com uma grande defesa, que lhe deu a confiança necessária para a melhor exibição de sempre no Sporting. O ponto alto, está claro, foi a defesa do pénalti.
Abel (7) - Anulou Rodriguez quando este lhe apereceu pela frente, dobrou os colegas e foi grande ajuda no ataque. Demontra, neste início de época, o excelente pulmão a que nos tem habituado.
Tonel (7) - Ao seu nível. Limpou quase tudo o que havia para limpar. Um grande líder.
Polga (6) - Escorregou e quase permitiu o golo do Porto ao isolar Lucho na direita. Nesse lance, valeu o seu companheiro de centro de defesa. Partiu depois para uma exibição bastante tranquila.
Caneira (5) - Cometeu o pénalti num lance um pouco casual, mas evitável. De resto, regular a defender e muito pouco atacante.
João Moutinho (6) - Algo apagado, mas muitíssimo trabalhador. Apareceu a por «ordem na casa», quando já ganhávamos por 2-0.
Rochemback (7) - Parecia o dos primeiros tempos em Alvalade. Grande exibição. Procurará talvez uma melhor forma física. Pela negativa, a feíssima carga a Lucho.
Izmailov (7) - Cada vez mais adaptado. Incansável. Mostra que é um enorme lutador e que defende como muito poucos. Fundaental no 2-0. Óptimo «reforço» para Paulo Bento.
Romagnoli (6) -Embora com alguma sorte, acaba por fazer a assistência para o 1-0. De resto, o habitual futebol rendilhado e pouco objectivo e genial.
Derlei (7) - Parece que tem 20 anos por tudo o que corre e por tudo o que luta. Paulo Bento terá dores de cabeça ainda maiores quando tiver Liedson ao seu dispor.
Djaló (8) - Decisivo. O melhor em campo. Além dos dois golos fundamentais, acabou por atirar uma bola à barra, que lhe daria um hattrick histórico. Ganhou muitas segundas bolas e foi um quebra cabeças pela sua velocidade e mobilidade. Pena ter desperdiçado uma oportunidade de bandeja a abrir a 2ª parte.
Postiga - Não teve grandes oportunidades de brilhar. Nota-se que é um lutador.
Veloso - Entrou com o jogo «controlado». Mostrou a habitual vontade de pegar na bola a meio campo e ser ele a decidir o início dos processos ofensivos.
Pereirinha - Uma entrada nos descontos para poder dizer que jogou.