25.10.04

ARRANCADO A FERROS!

SPORTING 2 - O BELENENSES
[Liedson (85) e Douala (86)]


Num jogo com domínio absoluto do nosso sporting e cujo sentido único foi a baliza de Marco Aurélio, os golos só apareceram nos minutos finais, quando muitos já se íam embora do estádio e outros tantos já não acreditavam na vitória!
Apesar do domínio avassalador do sporting não se assitiu a um futebol bem jogado nem a grandes oportunidades de golo. Não deixa por isso de ser mais do que justo o resultado final, pois o belenenses jogou sempre atrás da linha da bola e o sporting jogou quase a totalidade do encontro no meio-campo contrário.
Muito do domínio do sporting deve-se á presença de Custódio em campo! Não só por fazer um papel muito importante que mais ninguém no sporting consegue e sabe fazer que é dar solidez defensiva ao mesmo tempo que vai ajudando a distribuir jogo nos médios mais avançados bem como cobrir toda e qualquer falha de algum jogador que ou não recuou ou foi incapaz de parar o ataque contrário.
Aliado ao bom desempenho de Custódio (e de Rochemback e Hugo Viana) o Sporting conseguiu mandar no jogo todo porque, para além de ter jogadores melhores que o Belenenses e que se esforçaram durante os 90 minutos, jogou com mais uma unidade no meio campo do que no início da época! Penso que esse tem sido o grande segredo de José Peseiro. Ao incluir no onze titular Custódio o sporting passou a jogar com 4 elementos exclusivamente para o meio campo, ao contrário dos primeiros jogos do campeonato. Custódio, Rogério, Rochemback e Hugo Viana são jogadores de meio campo que não devem jogar noutro sítio que não o meio campo! E mesmo dentro do meio campo convém não inventar: Rógério a trinco e Hugo Viana a apoiar os avançados são exemplos mais do que claros de invenções que não correram nada bem!
Espero que grande parte destas novas vitórias está também muito ligada ao maior esforço dos jogadores e consequente melhor desempenho o que demonstra que só não se esforçaram antes porque ou não estava para isso ou porque estavam a ver se conseguiam ganhar sem suar a camisola! De qualquer das maneiras penso que se por um lado é capaz de ter havido um puxar de orelhas de Peseiro aos jogadores, por outro penso que os jogadores demonstraram gostar de Peseiro ao mostrar que estão com ele nesta luta, pois penso que teria bastado uma derrota no Estoril e o treinador tinha sido despedido!
Esperemos que os jogadores tenham ganho confiança e que amanhã com o Naval não pensem que sejam favas contadas e que dêem pelo menos 100% das suas capacidades até o resultado estar 3-0!!
Boa sorte!

Sem comentários: