29.10.04

CONTABILIDADE

Comecemos, desta vez com os primeiros minutos da primeira aula de Introdução à Contabilidade!!!
O BALANÇO é composto por ACTIVO, CAPITAL PRÓPRIO E PASSIVO.
Como toda a gente sabe PASSIVO é o contrário de ACTIVO e, contabilisticamente falando, é o valor que custam os activos.. Por isso se existe algo para pagar (algum ACTIVO ainda não pago), esse valor está representado no PASSIVO e funciona num sistema de contrapartidas! Quando entra algum valor do lado do ACTIVO tem, obrigatoriamente, de entrar no lado do PASSIVO
Do mesmo lado do PASSIVO existe outra parte que se chama CAPITAL PRÓPRIO onde se encontram, entre outras coisas, todas as contrapartidas de todos os activos já pagos!
Um PASSIVO elevado não significa bancarrota!! Nem falência!! Nem muito menos a ultimamente tão usada, falência técnica! Um PASSIVO elevado significa que existem muitos activos ainda não pagos! Mas se os ACTIVOS forem bem valorizados, e tudo indica que assim o são, em caso de necessidade de dinheiro pode-se trocar o ACTIVO por dinheiro e a tal "dívida" sai do PASSIVO! Como tal a análise fundamental das empresas não se faz através do BALANÇO, mas sim através de outro mapas financeiros de Contabilidade Financeira, que mais á frente vos explicarei...
Quero agradecer ao jornal "O Jogo" por não se ter esquecido (ou por não o terem conseguido convencer a deixar esquecido) que a verdadeira noíticia do dia era a dívida do José "Tonecas" Veiga ao físco.
Queria ainda lembrar o "Record" e "A Bola" que deviam ir a umas aulas de contabilidade para não fazerem primeiras páginas com esse erro de todo o tamanho! E ficava mesmo bem, amanhã, pedirem desculpas por esta não notícia!! Já chega de perseguirem e prejudicarem o SPORTING!

Sem comentários: