6.10.04

O SISTEMA!

Caro amigo,

Como sabes, marquei presença na passada segunda feira no Estádio de Alvalade, para assistir ao nosso jogo contra o Leiria. Desde já posso dizer que foi o último jogo, quer em casa quer fora, que assisti para o campeonato. Espectáculos em que nos supostos 90 minutos de jogo a bola rola no campo em apenas 30, não dou mais do meu dinheiro para assistir!
Dou razão ao Dr. Dias da Cunha. A culpa é do sistema! Não sei exactamente de que sistema fala ele, mas a verdade é que, em 90% dos jogos, as arbitragens prejudicam o Sporting. Não sei exactamente se para prejudicar o Sporting, se para benefício do Porto e até do Boavista com o poder dos seus dirigentes e do Benfica com a força dos seus adeptos. É incrível como existe uma regra dos seis segundos para um guarda redes repor a bola em jogo e como um pontapé de baliza deve ser marcado o mais rapidamente possível, no entanto, o guarda redes da União, sózinho, queimou seguramente mais de 15 minutos deste jogo! Outro aspecto foram as simulações de lesões, às quais o árbitro permitiu sempre assistência médica e entrada da maca. Chegou-se ao cumulo de, por variadas vezes durante o encontro e especialmente na segunda metade, os jogadores do Leiria cometerem faltas e agarrarem na bola para tirar a oportunidade aos jogadores do Sporting de sairem a jogar rápido. Mais incrível ainda, também por várias vezes, quando um jogador do Sporting tentava marcar um livre os jogadores do Leiria não saiam da frente, e chegaram até a pontapear a bola para longe do local. Se eram apanhados em fora de jogo, os jogadores da União continuavam a correr com a bola e paravam-na perto da linha de fundo; viravam-se, davam dois passos de corrida a dominar a bola para o local da infracção simulavam que a iam passar e deixavam-na a rolar, ultrapassando-a em corrida, para que o sportinguista que fosse marcar a falta tivesse que ir buscá-la. Enfim, um rol de situações revoltantes, das quais os jogadores do Leira escaparam sem um aviso ou um cartão! Essas, a juntar a outras, como faltas por assinalar e foras de jogo mal tirados, etc. ajudaram e muito para a criação de um clima de nervosismo e ansiedade nas bancadas do Alvalade XXI.
Mas a tudo isto ajuda a imprensa. Rádios, estações de televisão e jornais apontam o dedo ao Sporting, colocando enorme pressão em cima do clube e ajudando a enervar ainda mais os adeptos! Por exemplo, ninguém referiu os dois penaltis não assinalados a favor do Sporting na passada semana em Vila do Conde, ambos escandalosos, mas referiram-se ao penalti não assinalado sobre o Simão e aos dois golos bem anulados ao Porto! Sendo que o Benfica foi beneficiado pela arbitragem nesse fim de semana e o Porto até ganhou o seu jogo. Na ficha do jogo Sporting-Leiria deste fim de semana, os jogadores leoninos são cotados com 2, 3, 4, 5 e creio que apenas Douala e Rogério têm nota 6. Os do Leiria são cotados com dois ou três 6 e o resto 7! Como se o Leiria tivesse dominado o Sporting todo o jogo, o que foi exactamente o contrário do que aconteceu. Ou então se calhar os senhores jornalistas julgam os jogadores do Sporting doutra galáxia e acham que para terem a mesma nota dos restantes jogadores têm que jogar o dobro do que a outra equipa jogou! Pede-se bom senso nessas classificações!
Entretanto, 8 pontos já é uma grande diferença e se calhar é melhor apontar baterias para a Liga dos Campeões com o lema «o que vier a mais vem por acréscimo, até para que não aconteça o que aconteceu na época passada, onde nem titulo nem liga milionária!
O sr. José Peseiro, de quem Mourinho diz maravilhas, devia já ao cabo de cinco jornadas ter um onze tipo, ou alguma coisa próxima disso, sem trocar constantemente os jogadores que utiliza e as suas posições. Basta dizer que já tivemos 4 (QUATRO!) defesas direitos em campo: enakarihre (ou lá como se escreve), Rogério, Mário Sérgio e Miguel Garcia, quando está mais do que visto que Miguel Garcia tem que fazer o jogo todo, e apenas Rogério pode ser aí utilizado, mas apenas como recurso em fase de desespero, tal como Deco no Europeu.
Agora vou deslocar-me a Alvalade para ver o Portugal-Rússia e para os jogos da Europa e nada mais!
Termino a dizer que tenho pena do estado a que chegou o futebol português, porque julguei que estava mudado mas afinal apenas três equipas continuam a jogar à bola e sem preousupações de queimar tempo e fazer faltas para cortar o futebol do adversário.
Até ao próximo jogo! Um abraço!

1 comentário:

FB disse...

Caro amigo,

Penso que deverá reflectir na sua drástica decisão de não ir mais ao José Alvalade esta época para a Primeira Divisão - chamo-lhe assim porque de super esta liga não tem nada! Penso que com essa medida só vai prejudicar o Sporting e em nada contribui para melhorar a qualidade dos árbitros portugueses!

Penso que apesar de ser verdade tudo o que disse sobre os erros das arbitragens e sobre o "fechar de olhos" dos árbitros a muitas atitudes de anti-jogo repetidas, diversas e variadas vezes, pelos mesmos jogadores não acho que o Sporting seja especialmente perseguido!

Talvez, ultimamente, tenhamos mais erros contra do que a favor! Mas acho que sejam isso mesmo, erros e não atitudes pensadas e reflectidas por parte do homem do apito! Espero que se lembre que já houve alturas que, espero continuar a pensar que sem qualquer acto reflectido, beneficiámos de erros de arbitragem!!

Quanto à melhor maneira de ultrapassar esses erros de arbitragem é ser-mos [ainda] melhores, corrermos [ainda] mais, jogarmos [ainda] melhor! Acredito que se isso for verdade, não há erros de arbitragem que parem o grande sporting!

Não podemos continuar a sermos mesquinhos e pequeninos como o "típico tuga" a pensar que existe uma teoria da conspiração contra nós, que todos querem o nosso mal e que somos o objectivo principal a abater no panorama do futebol nacional.

Quanto às avaliações dos jornalistas e seus comentários, penso que tal se mudifica com o acréscimo de qualidade dos jogos do Sporting, com um melhor rendimento dos jogadores que o conseguem facilmente se se esforçarem mais, pois é notório a falta de esforço de muitos jogadores do plantel.

Para acabar com todas as críticas o remédio é jogar melhor!
E o remédio para jogar melhor não é certamente acabar com todas as críticas!