1.11.04

CUSTÓDIO 27

"OBREIRO É ESTRELA DA REACÇÃO
A entrada de Custódio na equipa conferiu maior estabilidade e equilíbrio ao Sporting, que nunca mais tornou a perder, mergulhando, aliás, numa corrente de (quatro) vitórias seguidas

Embora algumas vezes pareça discreto, Custódio vem ganhando importância no funcionamento colectivo da equipa do Sporting. Em termos individuais, o jovem médio defensivo tem assumido cada vez maior destaque, fruto das boas exibições que rubricou nos últimos jogos, nomeadamente contra a Naval (Taça de Portugal) e frente ao Penafiel (SuperLiga), cotando-se como um jogador pendular, que transmite estabilidade e equilíbrio ao conjunto.
O mau início de temporada dos "leões" contou apenas a espaços com Custódio (nos primeiros cinco desafios oficiais da temporada, jogou apenas 96 minutos). Porém, desde que o camisola 27 (re)conquistou a titularidade, o Sporting não mais voltou a perder. Primeiro, somou dois empates (Rapid de Viena e Leiria) e, depois, quatro vitórias seguidas (Estoril, Belenenses, Naval e Penafiel), concretizando-se a recuperação - não só classificativa como também emocional - do grupo de trabalho.
O posicionamento táctico de Custódio dentro de campo permite libertar o trio que apoia os avançados para missões ofensivas. E com sucesso, pois a circulação de bola é mais fluida. Atento à construção de jogo dos adversários, pressionando e cortando -em muitas ocasiões, logo pela raiz - as tentativas de ataque destes, o trinco sportinguista também participa nas ofensivas, nomeadamente em lances de bola parada. E isso aconteceu em Penafiel, onde o médio se estreou a marcar com a camisola do Sporting.
Com Custódio a jogar de forma atenta, a eficácia defensiva é uma garantia... com repercussão no (bom) funcionamento colectivo da equipa. Embora não seja um talento capaz de levantar estádios, tem revelado um "virtuosismo táctico" de extrema utilidade para o Sporting. Como diz José Mourinho, as equipas não podem viver exclusivamente das estrelas, necessitando também de obreiros... "
RAFAEL TOUCEDO
"O JOGO 01-Novembro-2004"
Axo que este texto diz muito do que eu penso sobre o Custódio, sobre a sua atitude em campo e sobre a necessidade e dependência que a equipa tem dele!

Sem comentários: