16.3.05

ERROS

José Peseiro errou! Ele sabe-o e penso que nunca mais irá cometer o erro de dizer que o importante é o próximo jogo e escalonar a equipa a pensar nos jogos seguintes!
De qualquer das maneiras o meu onze titular frente ao Penafiel tinha sido semelhante, mas ligeiramente diferente. Tinha sido: Ricardo, M. Garcia, Beto, Enakarhire, Paíto, João Moutinho, Pedro Barbosa, Hugo Viana, Tello, Douala e Sá Pinto.
Outro dos graves erros, foram as substituições. Não lembra a ninguém as opções tomadas por Peseiro. Quem colocaria Douala a fazer o papel de médio interior direito? Quando a mais-valia do camaronês é a velocidade para o espaço vazio, tendo assim de jogar junto á última linha de defensores adversários, para poder correr e ser útil a qualquer equipa. Quem colocaria no meio campo quatro jogadores sem qualquer rotina de jogo criada? Rogério, Tello, Moutinho e Douala nunca jogaram juntos nestas posições. Rogério nunca ganhou um jogo a jogar a trinco! Douala nunca tinha jogado no meio campo! Tello deve ter 90 minutos de futebol nas pernas esta época! E João Moutinho é muito jovem para em momentos de crise, conseguir ser o principal inpulsionador do futebol leonino, mas era na segunda parte o jogador mais esclarecido do meio campo do SPORTING e o jogador que tentou, sem conseguir, mudar o rumo do jogo.
José Peseiro errou ainda noutro aspecto! Nenhuma equipa de futebol pode estar dependente de 11 jogadores. Nunca pode e nunca poderá. Tem de haver alternativas e as alternativas tem de estar preparadas para jogar quando tal for necessário. Ora Peseiro nunca pensou nisto para o meio campo! É verdade que pensou nisso para o lado esquerdo da defesa (muitas vezes jogou Paíto com Rui Jorge em perfeitas condições a ir para o banco), para o cento da defesa (com Polga, Beto, Hugo e Enakarhire a terem todos minutos suficientes para nos momentos necessário seram chamados ao 11) e para a lateral direita (Rogério também já ficou no banco, e jogaram M.Garcia ou M.Sérgio). Para o ataque, já fez algumas alterações com Liedson, Sá Pinto e Douala a serem as principais opções, com Niculae e Pinilla em segundo plano a entrarem de quando em vez na equipa, em momentos de aflição exigindo-se muito deles (Mota conta com uns ridículos 10 ou 15 minutos). Para a zona mais importante do tipo de futebol praticado pelo SPORTING - o meio campo - Peseiro nunca pensou que tivesse falta de jogadores. Sempre pensou que entre Custódio, Rochemback, P.Barbosa, H.Viana e C.Martins escolheria quatro e conseguiam dar conta do recado e se fosse possível entraria mais alguém que não se notariam grandes diferenças! O problema surgiu esta semana, com o Penafiel, em que daquele lote só Barbosa e Viana podiam jogar e teve de ir a soluções de recurso (que aliás já tinha tomado quando fez o up-grade de João Moutinho para os Séniores, já que a qualidade deste se mantem desde a pré-época e o treinador como pensava que nao precisava dele mandou-o de volta para os Juniores) que recaíram em Moutinho e Tello. João Moutinho que tem jogado nos últimos jogos com a companhia de 3 jogadores daquele lote tem conseguido grandes exibições com a ajuda destes. Tello não tem jogadao nada esta época. Na segunda parte do jogo Peseiro tirou os dois jogadores que estavam em campo do núcleo duro do meio campo (a pensar no jogo de amanhã da Taça UEFA para garantir a passagem aos quartos-de-final, a saída de Moutinho confirmou o meu pensamento) e deixou a tomar conta do jogo, dois jogadores sem minutos nas pernas, a tentarem mostrar serviço para serem opção e como tal com muita responsabilidade na cabeça. Se José Peseiro tivesse pensado nestes pormenores teria, nos muitos jogos em que o SPORTING goleou os adversários, feito algumas alterações no meio campo com a entrada de jogadores para ganharem minutos, ganharem as tão referidas pelo treinador no principio da época, rotinas de jogo para depois poderem serem chamados a qualquer momento de aflição. A equipa não podem ser 11 jogadores prontos para jogar, mas sim 16 (+/-) para se precaverem todo o tipo de acontecimentos inesperado: lesões e castigos!
Espero que José Peseiro aprenda com os erros e que amanhã jogue com: Ricardo, Rogério, Enakarhire, Hugo, Rui Jorge, Beto, João Moutinho, Hugo Viana, Pedro Barbosa, Douala e Liedson.

Sem comentários: