4.9.05

ROCHEMBACK

Fábio Rochemback, jogador muito amado pelo público em alvalade, sai no último ano de empréstimo e rende aos cofres meio milhão de contos. Excelente para um jogador em «fim de contrato»...

É verdade que perdemos poder de remate de longe, bolas paradas, poder de choque e força a meio campo. No entanto, também não é menos verdade que, no último ano, Rochemback não foi o jogador influente de há duas épocas e jogou a maior parte dos jogos de forma lenta e lateralizada e que praticamente não fez o gosto ao pé. O brasileiro encontra-se longe dos tempos que sucederam a sua saída do Barcelona. Por outro lado a posição de Rocha nunca foi muito bem fixa ao longo de todo este tempo... trinco (?): não penso que seja esta a sua posição, pois não o acho um destruidor exímio de jogo, além de ser um jogador muito faltoso e que entra muitas vezes duro demais, pelo que teria muitos problemas disciplinares; extremo direito (?): não tem a velocidade necessária, pelo que tenderia a jogar para o meio afunilando o jogo, coisa que o Sporting tem de tentar evitar fazer; médio interior (?) parece-me ser a posição mais indicada, mas para esse efeito o Sporting tem João Moutinho que, em minha opinião, o faz melhor que o brasileiro, pois defende bem melhor e é um excelente transportador de jogo.

Por outro lado, um outro factor condicionador do meu apoio à sua venda, é a insistência de José Peseiro em colocá-lo em campo, mesmo quando se vê que ele não se encontra nem perto do seu melhor, parecendo que o treinador se sente «na obrigação» de o por sempre em campo. Assim, alguns jogadores do meio campo estariam algo «tapados» por causa desta insistência de Peseiro no brasileiro.

Um problema que vejo que possa ter sido esta saída de Rocha e me preocupa bastante é o facto de José Peseiro poder ter autorizado a sua saída, pensando em Luis Loureiro como titular indiscutivel do onze, para substituir o papel de Fabio Rochemback. Oxala assim não o seja, porque não tem classe e qualidade para a equipa do Sporting.

Sempre considerei Rochemback um jogador extremamente vistoso, mas também algo destemperado: era aquele jogador que eu via capaz de fazer um sprint enorme atrás de um adversário que conduzisse a bola num contra ataque perigoso, fazer um carrinho perfeito ficando com a bola em seu poder, partir para o ataque driblando com limpeza dois adversários e, no seguimento, efectuar um passe directo para os pés de um defensor, proporcionando à outra equipa um contra ataque tão ou mais perigoso que o anterior. É a forma de jogar de um homem que joga por vezes «mais com o coração do que com a cabeça».

No entanto, inegável é que a sua passagem pelo Sporting marcou uma época e a sua dedicação ao clube nunca esteve em causa. Proporcionou-nos grandes momentos e estamos todos muito agredecidos pelo que fez. Não foi por acaso que era sempre um dos mais ovacionados...
À DEFESA E AO ATAQUE... FABIO ROCHEMBACK!
BG

Sem comentários: