21.7.06

AGOSTINHO EM HOMENAGEM

Em ano de centenário, conforme prometido, o Sporting homenageou uma das suas figuras máximas, na mais mítica subida do Tour, o Alpe D'Huez. Jean Marie Leblanc (director da prova) e a família do ciclista marcaram presença na cerimónia.

Joaquim Agostinho venceu no alto com, imagine-se (!), 3 minutos de vantagem para o grande Bernard Hinault, que passou a meta com ar de muito maior sofrimento.Corria o ano de 1979 e o Sportinguista seria 3º na geral final, repetindo a posição do ano anterior. Facto que constitui ainda um record é a idade de Agostinho... 36 anos é a idade máxima com que um corredor venceu nessa etapa. Tão surpreendente e fora do comum que levou a imprensa francesa a por em questão se de facto a idade do B.I. de Agostinho seria a correcta. Quando confrontado com esta suposição pelos jornalistas franceses, Agostinho responde com uma celebre frase «quem me dera que não fosse verdade...»

Fica aqui a homenagem do Mundo Sporting ao maior ciclista português de sempre!

Oxalá venhamos a ter, quem sabe num futuro próximo, uns bravos de leão ao peito a correr nas estradas portuguesas e internacionais!

BG

Sem comentários: