11.9.05

DERBY: ANÁLISE

Não foi propriamente um grande jogo de futebol, mas foi emotivo e um espectáculo digno de um derby desta natureza.

O Sporting entrou em campo com uma equipa que era mais ou menos esperada (a única dúvida consistia em Deivid ou Wender, com Peseiro a optar pelo primeiro), mas com uma táctica algo confusa, onde a maior parte dos elementos do meio-campo tinham tendência a descair para o meio. Não obstante, foi sempre a equipa mais perigosa e mais dominadora, conseguindo anular os contra-ataques encarnados e não permitindo que o Benfica criasse qualquer perigo. Na segunda parte o Benfica foi mais perigoso, mas o Sporting foi mais objectivo, também derivado da expulsão de Ricardo Rocha que abriu mais espaços.
A táctica do Benfica favoreceu e muito o Sporting: se os três centrais eram esperados, os dois homens que completam o falso 5 de trás (Nélson e João Pereira) não têm capacidade suficiente para o fazer, pelo menos frente ao Sporting, e o facto de jogar Carlitos em vez de Nuno Gomes (jogador em melhor forma neste início de época benfiquista), não trouxe nada de novo ao ataque, antes pelo contrário. Na segunda parte, com Nuno Gomes em campo e mesmo com 10 a maior parte do tempo, o Benfica foi bem melhor.
Incontestavelmente uma vitória justa! O Sporting dominou o jogo e criou muito mais oportunidades do que o rival, pelo que mereceu inteiramente o resultado, como aliás admitiu Ronald Koeman no final do desafio!
Eis o Sporting de 0 a 10:
Nélson (7) - Muito seguro o que é extremamente importante para a defesa. Continua com um grande problema: o jogo de pés, mas não inventa quando está em aperto... alivia a bola da zona de perigo. Curiosamente, as suas duas melhores defesas aconteceram com o jogo interrompido: uma saída aos pés de Nélson na primeira parte e uma estirada a remate de cabeça de Nuno Gomes na segunda, ambos os jogadores em posição irregular.
Rogério (6) - Talvez o mais desequilibrador no ataque na 1ª parte. Sempre muito consistente nas suas acções ofensivas. No entanto, rebentou fisicamente na segunda metade, coisa que é rara no brasileiro.
Polga (7) - Exibição certinha. Não deu muito nas vistas, mas destruiu muitos ataques e não permitiu grandes aoportunidades aos atacantes encarnados.
Tonel (8) - O melhor da defesa. Excelente a desfazer o jogo contrário. Teve o ponto alto quando ganhou posição a Simão cortando um contra ataque perigoso e, imediatamente a seguir, deitou o extremo com uma simulação que levou Alvalade ao rubro. O exigente público reconheceu com muitos aplausos a sua excelente exibição. Atenção aos ressaltos quando está na barreira... Podem trair o guarda redes. Talvez seja melhor as barreiras não se mexerem.
Tello (6) - Grande centro para Liedson no segundo golo; um par de bons remates; nota positiva a atacar. No entanto, nota-se que não é defesa... a distracção na 2ª parte que isolou Nélson no seu flanco é bem prova disso.
Luis Loureiro (8) - O melhor em campo! Um golo pleno de oportunidade, muito bem tacticamente, o que lhe permitiu travar muitos ataques benfiquistas e «secar» karagounis, excelentes aberturas para o ataque e classe a transportar jogo. Um grande jogo do internacional, mostrando aos que menos acreditavam (nos quais eu me incluo) que tem lugar no Sporting.
João Moutinho (8)
- Quando a bola lhe chega aos pés é «outro futebol». Jogou e fez jogar. Sempre dos mais esclarecidos. E sabe que tem de lutar muito na defesa. Corre quilometros. A cavalgada na 1ªparte sempre travado em falta por Karagounis é uma prova da garra deste jovem. Esteve à beirinha de um grande golo, num tiro que Moreira evitou com a defesa da noite.
Sá Pinto (7) - Voluntarioso. Impressionante a garra deste jogador! Recuperou inumeras bolas. Não esteve bem a atacar, mas compensou com a forma como defende e se entrega ao jogo! E uma equipa não é um conjunto de tecnicistas...
Douala (5) - Desinspirado. Andou perdido em campo e poucas vezes fez valer a sua velocidade. o lance em que finta Beto (que se encontra deitado) é hilariante e espelha a fraca noite do camaronês. Bem substituído.
Deivid (5) - Pareceu nem entrar mal no jogo, mas é lento com a bola nos pés e não funcionou muito bem no entendimento com Liedson. Esperam-se melhores dias...
Liedson (7) - Mais uma vez a resolver; mais uma vez marca ao Benfica; mais uma vez de cabeça; mais uma vez um golaço com uma elevação impressionante; mais uma vez no meio das torres do Benfica; mais uma vez bola no ângulo. Além do mais corre toda a partida, pressionando muito e abrindo espaços. As suas reviravoltas são um quebra cabeças para as defesas contrárias. Que renovem rápido com o «baixinho»!
Wender (6) - Entrou muito bem na partida e desequilibrou. Nota-se que é um flanqueador nato. Boas incursões pela esquerda quase resultavam em golo.
João Alves (2) - Não deu para mostrar muito, mas tem bons pés.
Pinilla (-) - Pouco tempo em campo.
O Benfica feito num oito!
BG

Sem comentários: