22.9.05

Pesadelo da Madeira

Como é possível marcar um golo neste terreno tão difícil e, praticamente no instante seguinte, alterar completamente a forma de jogo, permitindo a reviravolta no marcador? Não é que o Nacional tenha sido, em termos de futebol jogado, superior ao Sporting para que justificasse a vitória. Foi, isso sim, superior em termos de atitude. A nossa equipa, após o golo, remeteu-se à pequenez de tentar defender o resultado, dando o comando das operações ao adversário, não procurando o 2-0 da tranquilidade. Depois claro... esta defesa não aguenta!

Do jogo, fica na memória a defesa do outro mundo de Nelson, negando o golo a André Pinto que cabeceara na direcção da baliza, vendo o guardião num voo espectacular e com uma sapatada «à Schmeichel» evitar que se inaugurasse o marcador. Inesquecivel é também o golaço de Deivid, a 35 metros da baliza, depois de driblar com limpeza um adversário, envia um missil direitinho ao angulo da baliza do Nacional, dando vantagem ao Sporting. Certamente candidato a golo do ano.
Depois vieram os erros na defesa e Goulart, num grande golpe de cabeça que deixou batido Luis Loureiro e não deu hipoteses a Nelson, primeiro e André Pinto (posição legal) que emendou um remate frouxo beneficiando da distracção de Polga, igualmente sem defesa para o guarda redes leoninos, que foi dos melhores elementos verde e brancos.
As nossas alas defensivas apresentam talvez o maior problema desta equipa, Rogério fora de forma e a defender muito encostado aos centrais, dá demasiado espaço aos extremos e Tello sem saber defender, tornam as alas autênticas auto-estradas.
E qual é o verdadeiro Deivid? Aquele que faz o magnifico golo, ou o que praticamente nada produz o resto das partidas que jogou de leão ao peito? (inclino-me para a segunda)
Por último, devo referir que o Sporting perdeu o meio campo com a saída de Sá Pinto. Uma equipa não pode estar dependente de um jogador que joga bastante avançado e já está na casa dos trinta para dominar o jogo na linha média. Tem que haver mais agressividade dos restantes elementos!
BG

Sem comentários: