5.10.05

TEMPOS CONTURBADOS

Não podendo seguir o dia a dia do nosso clube de tão perto visto estar a viver, momentaneamente, na Eslovénia e nem sempre ser fácil conseguir acesso a Internet para ler jornais e saber noticias e para conseguir exprimir a minha opinião no blog, julgo poder agora ter algum tempo para me pronunciar sobre aquilo que me parece se tem vindo a passar lá para os lados de Alvalade.


Tem sido muito agitados os últimos dias do nosso SPORTING. Principalmente motivados pelas piores exibições e resultados da equipa de sénior de futebol – a grande paixão de maioria dos associados – mas também por muitas atitudes dos corpos dirigentes do clube.


Tudo começou no jogo da 4ª jornada da 1ª Divisão do Campeonato Nacional na deslocação à Madeira ao terreno do Nacional. Foi um jogo que não pude assistir nem ouvir o relato mas o colega de blog BG fez o favor de me ir relatando o jogo via SMS quase minuto a minuto com a qualidade que só ele sabe fazer. A derrota por 2-1 foi o resultado final, sendo que no final ficou a sensação de um jogo muito mal perdido e num estádio onde é importantíssimo ganhar pontos!
Na jornada seguinte o SPORTING defrontou o Vitória de Setúbal no Estádio José Alvalade onde os sadinos cedo ficou reduzido a 10 jogadores. O golo aos 30 minutos de Deivid veio trazer alguma justiça ao resultado, mas o depois o SPORTING a jogar contra 10 foi incapaz de mostrar todo o seu futebol e foram mesmo os sadinos que produziram melhor futebol e mereciam sair de Lisboa com algo mais do que a derrota. Quase no final do encontro José Peseiro teve mais uma das suas brilhantes decisões no banco de suplente e tirou o avançado Liedson para colocar o defesa central Beto. O chefe da equipa técnica foi amplamente vaiado e o avançado brasileiro rubricou mais uma atitude de indisciplina que já ultrapassam largamente o tolerável.


O jogo seguinte que se disputou na passada 5ª feira frente ao Halmstad para a primeira ronda da Taça UEFA era muito importante por diversas razões: - entrada na fase de grupos da Taça UEFA e consequentes 4 jogos na Europa com enormes possibilidades para seguir em frente devido ao nosso coeficiente europeu; - retorno financeiro da participação europeia; - continuar a mostrar o nosso clube na Europa bem como consolidar o nosso nome no mundo dando continuidade à excelente participação do ano passado; - motivação de jogadores e adeptos; etc
O jogo acabou com uma derrota e com o afastamento do SPORTING da Europa. Foi um jogo complicado com muitas reviravoltas no resultado mas onde o SPORTING nunca se afirmou e mostrou vontade de ganhar.


Durante a semana anterior a este jogo, e quando se aproximava um jogo importantíssimo para o futuro do SPORTING – o jogo de apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA – José Peseiro veio dizer que possuía crédito perante o SPORTING e o adeptos leoninos devido aos feitos conseguidos na época passada. De facto José Peseiro não tem qualquer crédito perante algum dos referidos devedores pois ele é pago para trabalhar bem pelo SPORTING com o dinheiro dos sócios leoninos. As grandes bóias de salvação do treinador leonino para se manter à frente da equipa técnica para a presente temporada eram a qualidade do futebol jogado que a todos entusiasmava (mesmo quando os resultados não eram os melhores) e a chegada à final da Taça UEFA que, como todos se lembram, se disputou no nosso Estádio José Alvalade.
Parece no entanto que estas duas razões que fizeram com que não houvesse grande pressão por parte dos adeptos leoninos, mas principalmente por parte das claques que como se sabe, infelizmente, parece que tem poderes maiores do que os desejáveis para a mudança de treinador, já não servem de nada a José Peseiro pois o SPORTING foi eliminado da Taça UEFA por um modesto Halmstad e a qualidade do futebol decaiu largamente, pois como se costuma dizer "sem ovos não há omeletes" e com as saídas dos jogadores mais talentosos do plantel: Pedro Barbosa, Hugo Viana, Rui Jorge e Fábio Rochemback.


Depois da derrota com o Halmstad realizou-se a Assembleia Geral, que ao contrário dos últimos tempos, teve alguma controvérsia. De facto, um dos assuntos principais da noite era o aumento da quota mensal o que logo por si era um assunto polémico e que na minha opinião não se justificava tal medida pois o valor já é elevado o suficiente e não é com acrécismos constantes das quotas que se vai conseguir aumentar o número de sócios apesar desta medida representar um aumento da receita mensal em quase 10% o que apenas iria servir para pagar a dívidas do clube e não para melhorar os activos deste, facto muito importante na relação com os sócios!
A presença de Luís Duque e Dias Ferreira representou uma lufada de ar fresco na pacata actividade que costumam ser as assembleias. Estes dois falados candidatos à presidência do clube foram bastante apoiados pelos presentes e foi mesmo o facto de ter sido negada a palavra ao ex-presidente da SAD sportinguista que fez exaltar os ânimos dos elementos das claques presentes na sala e que transformou a AG em algo parecido com o habitual do outro lado da segunda circular.


Tem-se então vivido tempo negros e conturbados para os lados de Alvalade que mais logo à noite se desloca a Paços de Ferreira para defrontar o clube local naquela que poderá ser a cartada decisiva na presença de José Peseiro à frente dos destinos da equipa sportinguista. Uma exibição ou resultado menos conseguido e penso que o treinador leonino não terá outra hipótese que não seja apresentar a sua demissão do cargo não pelo facto de não ter qualidade para treinar (nos dias de treino) uma equipa como a do SPORTING mas por não ter condições para continuar a liderar este grupo de jogadores, por não saber lidar com a pressão que o seu lugar a isso obriga e por não saber liderar a equipa a partir do banco de suplentes. Sempre defendi a presença de José Peseiro à frente da equipa técnica por gostar bastante do trabalho que apresenta durante a semana mas nunca fui grande admirador das suas qualidades no banco de suplentes e das suas atitudes e reacções aos acontecimentos quer dentro quer fora do terreno de jogo.


Contudo, apesar de ser absolutamente contra as chamadas "chicotadas psicológicas" penso que independentement do resultado de mais logo o melhor caminho a seguir será o afastamento de José Peseiro do cargo e a contratação de um novo técnico com potencial para liderar o grupo – qualidade mais necessária para ter sucesso como treinador de futebol - para levar o nosso clube ao título e trazer felicidade aos rostos dos adeptos e sócios leoninos.
É claro que isto tudo é… A BEM DO SPORTING!!


FB


PS: Por motivos de ordem técnica (falta de acesso à Internet) este post só foi publicado depois da derrota contra o Paços de Ferreira mas dou a minha palavra de Leão que foi 100% escrito na tarde que antecedeu esse jogo! Acredite que quiser…

Sem comentários: