29.12.05

REVOLUÇÃO

Há alguns anos que não se vivia, no natal, um período tão rico em possíveis transferências para e do clube de Alvalade. Desde o tempo de Luís Duque que o mercado de Inverno nunca tem tido grande impacto no plantel sportinguista.
Contudo assim não parece ser este ano e Carlos Freitas e Paulo Bento estão a operar uma revolução no plantel principal de modo a conseguir aumentar a qualidade dos jogadores (temos um plantel fraco) e do futebol praticado (que não tem sido grande coisa este ano) e a dotar o plantel de alternativas válidas ao onze titular para atacarmos a segunda metade do campeonato, que se adivinha complicada analisando os resultados da época que, apesar de piores aqui e ali, não deixam de evidenciar um claro sentido ascendente.
O plantel criado por José Peseiro era composto por 28 jogadores, número que desde logo Paulo Bento disse que era grande demais e que iria orquestrar algumas alterações com o intuito de reduzir este número para os normais 23-24 elementos. Não sendo, como já foi dito, um plantel com muita qualidade era preciso muito cuidado com os jogadores a dispensar e quais os principais sectores a reforçar.
Do onze titular só se prevê a saída de um jogador – Rogério – que por motivos alheios ao futebol ansiava regressar ao futebol, desde já agradeço a sua atitude e o seu empenho nesta época e meia ao serviço dos leões bem como me ter feito sonhar com aquele espectacular golo na final de Alvalade a época transacta. Tenho a certeza que será um jogador que daqui a uns anos continuará a ser recordado em Alvalade e que será muitíssimo aplaudido quando vier ver um jogo do SPORTING em casa. Apenas me estranha o modo como o negócio com o Fluminense foi feito pois o jogador não foi vendido mas cedido a título de empréstimo.
Saiu também Pinilla que apesar de uma boa prestação aqui e ali nunca conseguiu pegar de estaca no onze principal. Vejo com pena a saída de Pinilla e penso que no esquema que Paulo Bento está a utilizar – 2 pontas de lança – o chileno seria uma alternativa credível a qualquer um dos brasileiros do ataque leonino já que não existe mais nenhum avançado de raiz de qualidade no plantel e Douala ou Pinto não me parecem as melhores alternativas para jogarem na zona mais avançado da equipa.
Tem-se falado nos últimos tempos da saída do capitão Beto. É um assunto delicado a situação do novo capitão leonino. Por um lado Roberto Severo já conta com 29 anos e nunca mais consegue dar o salto qualitativo para se afirmar como um dos melhores centrais portugueses e o patrão da defesa leonina. Acho que a saída de Beto é capaz de ser uma boa alternativa devido ao seu carácter, não sinto que esteja totalmente ultrapassada por todo o balneário a situação do confronto físico que teve com o Custódio e penso que terá perdido muita autoridade no balneário como capitão devido a este incidente. Apesar de ser a segunda época consecutiva em que se perde o capitão de equipa considero que esta é capaz de ser a melhor opção e a altura ideal para o Beto sair do clube pois existem pessoas no plantel para instalar a mística e o ser leão como o caso de Pinto, Nelson e Custódio e agora também de Paulo Bento que sabendo o que foi ser jogador de leão ao peito penso que conseguirá instalar no balneário a verdadeira essência do amor à camisola.
Vão sair também mais alguns jogadores mas que não tem qualquer impacto na equipa do SPORTING. É o caso de Paíto (Vit. Guimarães), Silva, Edson (Polónia), Varela (Vit. Setúbal), Semedo, Hugo (Vit. Setúbal), Wender (Sp. Braga).
Hoje pelas 18h o SPORTING através de conferência de imprensa apresenta o reforço de Inverno Romagnoli e existe ainda a possibilidade de apresentar Caneira, Abel e ainda algum outro nome surpresa. O comentário das contratações será feito oportunamente quando o mercado já estiver fechado e todas as aquisições consumadas.
FB
PS: A conferência foi adiada para amanhã por faltarem alguns documentos relativamente às tranferências dos jogadores.

Sem comentários: