19.1.06

PENSAR O AMANHÃ

Em redor do Estádio José Alvalade, foram colocados 50 pendões com alusão ao Centenário do SPORTING. Nestes pendões surgem diversos ídolos do Universo Leonino tais como, Vítor Damas, Carlos Lopes, António Livramento, Mário Moniz Pereira, Joaquim Agostinho, Luís Figo, Fernando Mamede, Manuel Fernandes ou Fernando Peyroteo, fazem alusão ao historial de 12 modalidades do clube: atletismo, natação, andebol, bilhar, futebol, futsal, ginástica, hóquei em patins, luta, pugilismo, ténis de mesa e tiro à bala; e ainda existe referência às novas infra-estruturas leoninas: Academia e Estádio José Alvalade.
Esta foi a 55ª iniciativa das 100 previstas neste ano de centenário, se bem que umas mais visíveis que outras é de louvar esta onde se presta homenagem a grandes leões e a grandes equipas leoninas.
Em dias de grande discussão do futuro do SPORTING e aproveitando esta iniciativa do Centenário, lanço aqui mais umas achas para a fogueira:
- Não deveria ser objectivo do SPORTING a criação de mais ídolos como estes? E como conseguir atingir esse objectivo? Será apenas através do futebol? Ou será também através das outras modalidades? Será vendendo todos os jogadores que se formam na Academia logo no primeiro ano como séniores? Ou será mantendo-os alguns anos para conquistarem títulos pelo clube, rentabilizando o investimento de longos anos nas camadas juvenis, e depois então, se necessário, efectuar a venda de alguns deles? Será através de casos como Pedro Barbosa, Rui Jorge e como se está a desenrolar o caso Beto? De casos como o de Carlos Xavier, Oceano, ... ? Será este o modo de criar ídolos?
- Quem serão os ídolos do SPORTING daqui a dez anos? Quem serão os jogadores que hoje jogam de leão ao peito que daqui a alguns anos toda a gente se lembrará com saudade do seu sportinguismo e da sua performance desportiva? Serão aqueles que apenas ficam um ano na equipa sénior e depois são vendidos?
- Como demonstra a iniciativa, o SPORTING tem orgulho no seu ecleticismo, será que a política de acabar com algumas modalidades será a melhor? É óbvio que repensar as modalidades é necessário, tal como repensar o futebol, mas não se pode esquecer NUNCA que o SPORTING nunca foi, não é e espero que nunca seja um clube meramente de Futebol.
- De realçar que existem nos nomes referidos no principio deste texto diversos que são de atletas de outras modalidades que não de futebol! António Livramento, reconhecido por todos como o melhor jogador de hóquei português de todos os tempos. Carlos Lopes que conquistou no atletismo a primeira medalha olímpica com as cores nacionais. Joaquim Agostinho brilhante ciclista que terminou várias vezes no top10 a Volta a França, a maior competição velocipédia mundial. São só alguns exemplos...

Quem serão os ídolos de amanhã? Quais serão as modalidades que nos orgulharemos amanhã?

FB - A pensar no SPORTING das gerações futuras.

Sem comentários: