24.4.06

SUBSTITUIÇÕES

Acabo de regressar do Estádio José Alvalade onde fui um dos poucos 24.000 adeptos que assistiram ao penúltimo jogo da época no nosso estádio, que se saldou num empate a nulo frente à Naval. Com uma primeira parte ao nível dos melhores escalões distritais do futebol amador do nosso país, a segunda conseguiu animar as bancadas devido aos 15/20 minutos do início da etapa complementar onde as surgiram diversas oportunidades de golo. Uma Naval que veio a Alvalade apoiada por alguns adeptos claramente á busca de um ponto pouco ou nada fez em termos construtivos e jogadas de ataque e começou a queimar tempo logo desde o início da partida, sem nunca ser sancionada pelo arbitro da partida.
O onze escalonado por Paulo Bento era exactamente o mesmo que eu tinha escolhido para subir ao relvado com o objectivo da conquista dos três pontos... No que diz respeito às alterações efectuadas ao longo da partida teria sido um pouco mais audaz e discordo substancialmente das opções do técnico leonino. Se durante a primeira parte Romagnoli não fez nada que tivesse justificado a sua subida ao relvado depois do descanso o mesmo não aconteceu com Carlos Martins que era um dos elementos mais esclarecidos do onze sportinguista e um dos poucos que incutia alguma verticalidade ao futebol leonino que se resumia ou ao "pontapé para a frente" ou a passes lateralizados sem qualquer progressão no terreno de jogo. Pode no entanto a substituição do 5 leonino ter sido influenciada por questões físicas. A entrada de Nani e Deivid ao intervalo justificou-se pelas exibições e oportunidades de golos criadas pelos dois elementos. A minha opção para sair ao intervalo seria Custódio em detrimento de Carlos Martins pois a Naval pouco ou nada fazia em termos ofensivos e jogavas apenas com um avançado ficando Custódio sem qualquer adversário directo para marcar. Mais tarde, Paulo Bento resolveu mexer novamente na equipa com a entrada de Douala e quando eu pensava que desta vez seria Custódio a sair, Paulo Bento surpreendeu tudo e todos e retirou Abel (já amarelado) ficando Tonel a jogar a defesa direito (perdendo-se a profundidade ofensiva do lado direito que Abel proporcionava) ficando a dupla de centrais composta por Polga e Custódio. Penso que Custódio é um jogador extremamente útil ao SPORTING quando a equipa adversária joga com 2 avançados pois garante uma enorme estabilidade defensiva, mas tem enormes lacunas na construção de jogo ofensivo e como tal deveria ter sido substituido ficando o seu lugar a ser desempenhado por João Moutinho que consegue fazer aquele papel com razoável qualidade.
Avaliação negativa do comportamento de Pinto que foi expulso por palavras dirigidas ao árbitro assistente, mas muito reprovável os gestos exuberantes do árbitro auxiliar na expulsão do capitão leonino quando o comportamento desde deve primar pela descrição. A equipa de arbitragem presente neste jogo não tem qualquer qualidade para apitar jogos do escalão máximo do futebol português e muito menos de jogos entre equipas onde se pode decidir o futuro das equipas que envolve muitos milhares ou mesmo milhões de euros. Os erros foram mais que muitos sendo o grande prejudicado o SPORTING, ficando pelo menos um penalty assinalar. Nomear um árbitro que nem internacional é e que apenas tem 12 jogos na SuperLiga para para vir arbitrar ao José Alvalade só pode ser gozar com os sportinguistas…
Como Paulo Bento afirma já chega de sermos simpáticos com os homens vestidos de negro!
FB

Sem comentários: