9.12.06

CLARO COMO A ÁGUA

Nani é um dos mais recentes jogadores saídos da academia de Alcochete que já se afirmaram no clube e também na selecção nacional. Muito talentoso, rápido e ágil, muitas vezes faz as delicias dos adeptos com dribbles maravilhosos. Mal a bola lhe chega aos pés, o público de Alvalade fica à espera que ele desencate uma maneira miraculosa de fazer uma jogada de golo.

A verdade é que Nani até pode ser um homem dos grandes momentos, estando apagado durante grande parte dos jogos, mas desequilibrando num qualquer lance de génio, só que isso já não acontece há bastante tempo.

Temos de ser pragmáticos em relação a este assunto: o jogador é uma mais valia em qualquer plantel, pelo que já vale e pelo potencial de evolução que tem, mas o futebol do Sporting não tem nele uma das pedras fundamentais. Tratando-se de Moutinho ou de Liedson, por exemplo, a situação seria bem diferente.

Há um fenómeno qualquer de promoção do jogador na imprensa, que vai falando em vários nomes de colossos europeus interessados na aquisição da jovem estrela (Inter, Barcelona, Man Utd, Atético de Madrid, Valência, Milan), e até na selecção, com Scolari a dizer que Nani é o sucessor natural de Figo (!). Tudo isto faz com que o seu preço se inflacione.

Por outro lado, o jogador exprimentou uma rápida ascenção ao estrelato e passou a agir em conformidade. Nani é hoje uma verdadeira estrelinha, passeando-se em campo e enrolando-se em fintas. O jovem, que é portista assumido, no flashinterview do final do jogo em Milão, afirmou que gostaria de jogar num clube como o Inter, imediatamente após essa equipa ter sido responsável pelo afastamento do Sporting da fase seguinte da Liga dos Campeões. É esta a personalidade e o orgulho de um natural sucessor de Luis Figo?!

Eram estes os motivos pelos quais queria que Nani tivesse entrado de início no jogo de 3ª feira. Para se poder mostrar ao mundo e, quem sabe, marcar um golo e faezr uma exibição de encher o olho. Impulsionaria ainda mais o seu preço e facilitaria uma eventual saída já em Dezembro.

Por mim, o Nani era vendido já hoje: não tem vontade de jogar no Sporting, o clube precisa de dinheiro e o preço seria alto.

O público sportinguista tem de perceber isso! Soares Franco disse que quer manter as jóias em Alvalade e prometeu aos sócios que o faria. E se essas jóias querem sair e nem sequer as podemos convencer porque, por não serem sportinguistas, não lhes podemos falar ao coração?

BG

Sem comentários: