10.1.07

CRÓNICA - A ARBITRAGEM - 2ª SEMANA

As minhas palavras desta 4ª feira vão para aquelas típicas «rodinhas», passe a expressão, feitas pelos jogadores aos árbitros, quando estes têm de tomar alguma decisão difícil. Estou a chamar decisão difícil a decidir se um golo deve ou não ser invalidado por fora de jogo, se foi ou não penalti, se mostra o cartão vermelho a um jogador que travou outro quando este seguiria isolado para a baliza, se mostra ou poupa o segundo amarelo a um jogador, se um dado lance foi agressão ou apenas uma entrada mais dura, se a bola transpôs totalmente a linha de golo, se foi mão na bola ou bola na mão, se uma falta foi dentro ou fora da área, etc.. Enfim, tudo lances que acontecem n vezes em futebol.

Cada vez que alguma coisa do género se passa, imediatamente o juiz ou o auxiliar da partida se veêm rodeados pelos jogadores das duas equipas, que empurram, berram, insultam, puxam, deitam perdigotos e encostam a cabeça, fazendo com que o reatamento da partida demore e colocando enorme pressão sobre o senhor de preto, ao qual , não obstante o esforço de todos os intervenientes, nunca vi mudar uma decisão. Quando finalmente conseguem acalmar os ânimos, fico sempre na esperança de ver um árbitro ter a coragem de fazer cumprir as leis, o que significaria uma chuva de cartões. Debalde! Por vezes saem um ou dois amarelos, muito poucas um vermelho (só quando é escandaloso não o mostrar).

Quem manda no jogo é o árbitro! Se tem de acabar um jogo aos 5 minutos porque um jogador lhe encostou a cabeça, outro o empurrou, outro chamou nomes à sua mãe e outro berrou com ele, então que o acabe expulsando os quatro! Mas os jogadores aprendem uma lição. Estão lá é para jogar à bola.

O tipo de pressão a que estes senhores se sujeitam não me entra na cabeça. MANDEM NO JOGO! CONTROLEM-NO!

Ver alguns jogadores, dos quais o exemplo mais gritante é Jorge Costa, que funcionam como autênticos árbitros em campo, «manipulando» as actuações da maioria das equipas de arbitragem faz-me confusão. Não pode acontecer!

BG

2 comentários:

Anónimo disse...

Há uma história deliciosa sobre os 7-1 em www.orestauradorolex.blogspot.com

Maci disse...

e comentar o jogo em belem?