9.1.07

ATLÉTICO

É o nome do clube que causou sensação ao derrotar o campeão nacional e vencedor da taça. Apraz-me escrever sobre este tema, não de uma forma provocatória para com os portistas leitores deste blog, mas antes tendo este jogo como base para uma análise bastante simples e pode até parecer a lógica da batata, porque não há dois jogos iguais.

Obviamente estou satisfeito porque foi o Atlético a seguir em frente em vez do FCP. Seria hipócrita se dissesse o contrário. Quanto mais equipas difíceis forem caindo, mais probabilidades temos nós de erguer a taça no final.
Esta derrota caseira do Porto traz uma nova esperança aos adversários mais fracos que ali se deslocarem. Noto uma diferença substâncial numa equipa quando se desloca aos palcos de Alvalade e Luz ou quando vai ao Dragão. Nos dois primeiros jogam, parece-me a mim, de uma forma bem mais desinibida, embora de forma igualmente defensiva, partem com maior convicção para venenosos contra ataques e acreditam mais na vitória. Já quando vão jogar ao Porto, fico com a ideia de que a esperança numa vitória é bem menor. Tudo isto é culpa das performances dos lisboetas, que tantas vezes dão escorragadelas no próprio reduto e dos homens da invicta, que tão raramente o fazem.

A solidez caseira do Porto pode ser abalada com esta perturbadora derrota. Qualquer equipa poderá pensar da seguinte forma: «se o Atlético o fez, porque não hei de conseguir o mesmo?». Ficou provado que o FCP não é aquela equipa imbatível em casa. Haja mais Atléticos, que nós tentaremos ficar à espreita de uma possível liderança no campeonato.

BG

2 comentários:

BG disse...

Deixo também uma pequena curiosidade. Há muitos anos, numa tentativa de diminuir os Sportinguistas chamavam-lhes, por vezes, «Atléticos de Alvalade». Isto porque o Atlético é a outra equipa que, além do Sporting, é de Portugal (Atlético Clube de Portugal).

Tentavam os benfiquistas reduzir o nome do Sporting. Brincadeiras de outros tempos... Hoje discute-se se a bola entrou ou não, se era penalti ou não, se era pénalti ou não, se estava ou não fora de jogo, etc.

O Anti Lampião disse...

Caro BG,
deixa-me dar-te os parabens pela forma elevada com que abordaste esta outra possível consequência da derrota do meu Porto frente ao Atlético.
Não cair na tentação de falar no penalti e nos 5 minutos de desconto é coisa rara de se encontrar na blogosfera.

Quanto à opinião que expões. Espero que não se suceda mas é perfeitamente natural que esta façanha do Atlético leve a que outros clubes da 1º liga entrem no Dragão com uma maior esperança de alcançar a vitória ou o empate.

Cumprimentos e
Força Porto ! :)