18.10.05

A PROVOCAÇÃO (recebido por e-mail)

"Sou viciado na minha profissão, o Marketing, e ao contrário da maioria não aprecio futebol. Mas à minha maneira dei por mim a pensar no fenómeno.
Há dias, no Metro, vi um senhor com paralisia cerebral a coxear pelo cais fora, com a boca aberta e os olhos tortos, a mão suspensa junto ao peito e com um boné e uma t-shirt vermelha do benfica, que dizia "Ser do Benfica é ser Diferente!".
O que é uma grande mentira! Pois é, o mau marketing é característico do Benfica.
O SPORTING tem mais classe, tem cartazes que dizem "o regresso dos indomáveis" ao melhor estilo de hollywood e provavelmente alusivo às dificuldades do Peseiro em controlar o balneário da equipa. O Benfica tem o Media Market e o Fernando Mendes.
O SPORTING tem a Game Box. O Benfica o Kit Novo Sócio.
A claque do SPORTING chama-se Juve Leo, em latim erudito. A do Benfica chama-se NoNameBoys, o que é verdade, visto que a maior parte são ilegais ou marginais sem documentos. O único latim erudito que o Benfica tem está no logo (uma roda de bina com uma águia e muitas mais coisas) e num perfume que se chama "Unum"...
O SPORTING tem presidentes com curriculum, o Benfica tem presidentes com cadastro.
O estádio do SPORTING é uma obra do pós-modernismo, uma obra de autor. O do Benfica é uma uma 'cesta' vermelha grande que baste para acomodar o numeroso povão.
O ídolo do SPORTING chama-se Sá Pinto. O do Benfica chama-se Mantorras. Os adeptos do SPORTING pronunciam esMãn-tora logo seguido de uma gargalhadinhaamarga. Os Benfiquistas pronunciam "VaiMantooooôrras... VAI, VAI! VAI CAR*****! Ahhh!!! F***-se".
Os cânticos do SPORTING são coisas em francês, cheias de allez, como "Todo o estádio a cantar, todo estádio a dançar, lá lá lá lá lá allez Sporting allez, allez Sporting Allez, só eu sei, porque não fico em casa..." Os do Benfica são " S.L.Bêeee. S.L.Bêeee S.L.B. S.L.B. S.L.B.Golrioso S.L.Bêee Glorioooso SLBêee" ou então "BENFICA *tum tum tumtum* BENFICA *tum tum tumTum* BENFICA"
Conclusão: A comunicação do SPORTING é muito superior ao produto! No Benfica a comunicação é muito fraca, mas suficiente para o segmento-alvo!"

Sem comentários: